O desempenho das loterias federais em 2005 ficou abaixo do esperado pela Caixa Econômica Federal. No ano passado, a arrecadação das nove modalidades de loterias atingiu R$ 4,36 bilhões, aumento de apenas 3,5% em relação ao montante de 2004. O crescimento de 2004 sobre 2003 havia sido de 23% e no ano imediatamente anterior de 44,8%.
O superintendente de Loterias da CEF, Paulo Campos, informou há pouco que a meta era arrecadação de R$ 4,5 bilhões em 2005. Entre os principais motivos para o baixo crescimento relacionou a maior competição das loterias e bingos estaduais, além dos jogos não legalizados, que também atraíram osapostadores.
"Estamos tendo um aumento da competição com os jogos estaduais e os não legalizados. No caso dos não legalizados, há uma concorrência desleal e preocupante do ponto de vista social já que as loterias federais têm compromissos com projetos sociais", afirmou Campos.
Entre as causas da menor arrecadação também apontou o fato de muitos feriados terem caído em dias úteis, o que obrigou a CEF a adiar o sorteio de jogos, e não ter sido lançado nenhum novo produto para apostas no ano passado.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)