Rio ? O resultado trimestral do Produto Interno Bruto (PIB) foi influenciado pelo desempenho do setor agropecuário. O período registrou queda de 0,5% no setor na comparação com os três primeiros meses do ano passado. Dos três setores que entram no cálculo do PIB (indústria, serviços e agropecuária), o agropecuário foi o único que contribuiu negativamente para a formação da taxa divulgada hoje pelo IBGE. Já em relação ao último trimestre do ano, o setor mostra uma tendência de recuperação.
De acordo com a gerente de Contas Nacionais Trimestrais do IBGE, Rebecca Palis, a queda é reflexo da quebra da safra agrícola e da febre aftosa que atingiu a pecuária bovina. "A agropecuária algum tempo atrás vinha como grande destaque de crescimento do PIB e desde o ano passado isso não vem ocorrendo, já que o setor teve alguns problemas que vem prejudicando o seu desempenho", analisou a técnica do IBGE.
O PIB apurado no primeiro trimestre deste ano teve crescimento de 1,4% em relação ao último trimestre do ano passado. Os principais fatores que contribuíram para o resultado positivo nesta comparação foram a expansão da indústria (1,7%), dos serviços (0,8%) e da agropecuária (1,1%), que teve melhora no desempenho com o fim do problema da febre aftosa.