O desembargador Ney José de Freitas foi eleito, nesta terça-feira, 13, o novo presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, para mandato bienal que iniciará em dezembro. A eleição, da qual participaram os 28 desembargadores da composição plena do órgão, também resultou na escolha dos desembargadores Rosemarie Diedrichs Pimpão e Arnor Lima Neto para os cargos de vice-presidente e corregedor regional, respectivamente. A cerimônia de posse dos eleitos ocorrerá em 3 de dezembro, encerrando-se o mandato da atual gestão, cuja presidência é exercida pela desembargadora Rosalie Michaele Bacila Batista.

continua após a publicidade

“É uma honra assumir o cargo de presidente deste Tribunal e reafirmo aqui o meu compromisso para com o jurisdicionado de trabalhar pela prestação de um serviço público cada vez mais rápido”, disse o desembargador.

Natural de Curitiba, doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná, Ney José de Freitas ingressou na magistratura em 1988. Sua trajetória como juiz inclui atuação em Varas do Trabalho de Pato Branco, União da Vitória, 4.ª e 17.ª de Curitiba. Em 1996, foi promovido ao cargo de desembargador do TRT, no qual exerce atualmente o cargo de corregedor regional.

Além de magistrado, o futuro presidente do TRT é professor e poeta.

continua após a publicidade

Estreou na literatura em 1994, com o livro de poesias “O Canto do sabiá e outros poemas” (Editora JM). No mesmo gênero publicou, em 2003, a obra “Pedaços de Vida” (edição própria). É autor de diversas obras no campo do Direito: “Registro sindical no Brasil” (JM, 1997), em co-autoria com o juiz Luiz Eduardo Gunther; “Dispensa de empregado público e o princípio da motivação” (Ed. Juruá, 2002); “A inexistência de citação e os embargos do devedor no processo do trabalho – estudos em homenagem ao ministro João Oreste Dalazen” (LTr, 2002) e “Ato Administrativo – presunção de validade e a questão do ônus da prova” (Fórum, 2007).

No próximo dia 20 de outubro, às 15 horas, o desembargador Ney Freitas tomará posse como membro da Academia Nacional do Direito do Trabalho. A cerimônia ocorrerá no Hotel Deville-Rayon, durante o Fórum “Responsabilidade social e sustentabilidade – cidadania e Justiça”, organizado pelo TRT paranaense.

continua após a publicidade

Vice-presidência

A desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão, eleita para suceder ao desembargador Luiz Eduardo Gunther na vice-presidência do TRT-PR, é natural de Imbituva (PR). Formada em Direito pela UFPR, especialista em Direito Constitucional do Trabalho, Direito Administrativo e em Economia do Trabalho, ingressou na magistratura em 1982, tendo atuado nas unidades judiciárias de Paranavaí, Foz do Iguaçu, Paranaguá e 8ª de Curitiba. No TRT desde 1996, onde chegou mediante promoção, é a atual presidente da 2.ª Turma do
Tribunal, exercendo também o cargo de diretora da Escola Judicial do órgão.

Corregedoria regional

O desembargador Arnor Lima Neto, eleito para a corregedoria regional, é natural de Rancharia (SP). Mestre em Direito pela PUC-PR, ingressou na magistratura em 1987, tendo atuado nas unidades judiciárias de Maringá, Cascavel, 2.ª de Londrina e 5.ª de Curitiba. Promovido para o TRT-PR em 1998, atualmente exerce a presidência da 4.ª Turma do Tribunal.