Desembargador Jeorling Cleve lança dois livros

O desembargador aposentado Jeorling Cordeiro Cleve, pai do presidente das Faculdades Integradas do Brasil (UniBrasil), professor Clèmerson Merlin Clève, lança nesta segunda-feira, 14 de fevereiro, duas obras de sua autoria: Memória de Pitanga e Antologia – Pensamentos, frases e textos famosos. Os lançamentos serão feitos nas Faculdades do Centro do Paraná (UCP) de Pitanga, a partir das 19h00. Após o lançamento dos livros haverá sessão de autógrafos. Na mesma data, o professor Clèmerson Merlin Clève ministrará aula magna sobre o tema Ensino Superior e Profissão no Brasil, no século XXI.

O livro Memória de Pitanga aborda o povoamento da região sertaneja – central do Paraná – onde está localizado o município de Pitanga, território que pertenceu à Guarapuava. Jeorling Cordeiro Cleve é natural de Guarapuava e residiu em Pitanga por vários anos. “Meu pai, Aloísio Guimarães Cleve, que morava em Guarapuava, mudou-se para Pitanga logo após a criação da comarca, em 1943, para criar o Cartório de Registro de Imóveis”, conta.

A obra traz fatos históricos importantes e memórias do desembargador – como revela o próprio título do livro. Também fornece informações como o nome da cidade, que faz referência à fruta típica da região de pinheirais “Pitanga”, do tupi-guarani. Algumas das principais revoltas de sertanejos ocorridas na região também podem ser conhecidas a partir da leitura da obra.

Já a obra Antologia – Pensamentos, frases e textos famosos traz frases de diversos pensadores, entre eles, Ulysses Guimarães e Clèmerson Merlin Clève sobre a constituição cidadã. Após o lançamento dos livros haverá sessão de autógrafos. A renda recebida com a venda das obras será doada à Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Pitanga.

Perfil do autor

O desembargador Jeorling Cordeiro Cleve é autor de diversas obras. Como juiz substituto, exerceu suas funções jurisdicionais nas Seções Judiciárias de Foz do Iguaçu, União da Vitória e Pato Branco; e, como juiz de direito, exerceu-as nas comarcas de Piraí do Sul, Ivaiporã e Guarapuava, sendo depois promovido para a capital do Estado.

Em Curitiba, foi titular das 3.ª e 11.ª Varas Cíveis. Foi em seguida promovido para o Tribunal de Alçada, e mais tarde para o Tribunal de Justiça. Nesta Corte, como desembargador, atuou por vários anos na área cível, até sua aposentadoria compulsória, por ter atingido o limite constitucional de idade, no ano de 2002.

Foi homenageado como nome do Núcleo de Prática Jurídica do curso de Direito da UniBrasil, de Curitiba, e do Grêmio Estudantil do curso de Direito das Faculdades Campo Real, de Guarapuava. É membro do Centro de Letras do Paraná e membro benemérito da Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava, entre outras diversas premiações e titulações que recebeu ao longo de sua carreira.

Serviço:
As obras do desembargador estão disponíveis na Biblioteca Helena Kolody, da UniBrasil, e podem ser encontradas no site de diversas livrarias.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo