Um funcionário da Companhia Paranaense de Abastecimento (Sanepar) constatou, na tarde de ontem, um vazamento de óleo no rio Iguaçu, na divisa entre os municípios de Curitiba e São José dos Pinhais, nas proximidades da BR-277. Até agora, no entanto, nem mesmo o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil ou o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) souberam definir a origem do vazamento.
Além dos bombeiros, equipes técnicas do IAP estão trabalhando para conter o vazamento localizado próximo à estação de captação de água da Sanepar. Para descobrir qual o tipo de óleo e os possíveis danos ao meio ambiente, funcionários do IAP recolheram amostras de água para a realização de testes. Entretanto, especialistas do instituto acreditam que o produto não deve trazer grandes prejuízos à flora e à fauna existente no rio.
A Sanepar já informou que o vazamento não irá afetar o abastecimento nem a qualidade da água enviada para Curitiba e municípios da região metropolitana. Isto porque a água captada na estação próxima ao local onde foi verificado o vazamento não é proveniente do rio Iguaçu, mas sim das barragens dos rios Iraí e Piraquara.