A Secretaria Municipal do Urbanismo já descentralizou praticamente todos os seus serviços. Responsável pelo controle das regras urbanísticas da cidade, a secretaria oferece informações, documentos e serviços em todas as Ruas da Cidadania e pela internet.

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A política de atendimento descentralizado facilita a vida dos curitibanos. Sem precisar sair do bairro em que mora ou trabalha, o cidadão pode ter acesso a serviços que vão desde informações sobre o tipo de pavimentação permitida para revestir uma calçada até a solicitação de alvará de construção ou obtenção de dados sobre publicidade e propaganda.

Em julho foi descentralizado o serviço de análise de projetos de parcelamento do solo – unificação, subdivisão e loteamento. E até o final do ano deve estar disponível a análise de publicidade e calçadas – rebaixamento de guias, autorização para mudança do pavimento.

"A descentralização foi feita em etapas. Cada serviço, ou parte do serviço disponibilizado para a população, exigiu aumento de equipe, suporte e capacitação dos profissionais para o atendimento", explica o superintendente técnico da Secretaria Municipal do Urbanismo, Julio Mazza de Souza.

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O resultado é que as estruturas instaladas nas Ruas da Cidadania e a facilidade de uso da internet garantiram agilidade, transparência e mais conforto ao cidadão. Outra vantagem é a gratuidade. Nenhum serviço oferecido pela internet é cobrado.