Brasília – Pesquisadores da Organização das Nações Unidas (ONU) prevêem que a inflação mundial deve baixar em 2007. Segundo o recém-publicado relatório World Economic Situations and Prospects 2007 (Situação Econômica Mundial e as Projeções para 2007), diversos países registraram, no ano passado, elevação das taxas de inflação total devido, principalmente, aos efeitos da alta no preço do dólar.
Diante da queda nos preços do combustível registrados nos últimos meses de 2006 e das políticas monetárias mais restritivas adotadas por muitos países, os pesquisadores avaliam que a inflação seja contida em 2007. Além disso, segundo o relatório, a própria desaceleração da economia global, com a conseqüente redução no consumo, devem ajudar a conter a pressão inflacionária.
A exceção, segundo o estudo, seria alguns países da África. A razão seria que estas nações teriam que lidar com problemas como a escassez de alimentos, a depreciação monetária e um maior impacto dos preços do petróleo sobre os consumidores e produtores.