Técnicos do Deral – Departamento de Economia Rural da Secretaria da Agricultura, deram início nesta sexta-feira (10) a pesquisa de campo nas regiões cafeeiras do Estado, para estimativa da próxima safra.

continua após a publicidade

Este é o primeiro levantamento que está sendo realizado para definir o tamanho da área ocupada pela cafeicultura e qual o potencial produtivo para a próxima safra (2007/08).

A pesquisa de campo avalia ainda junto aos cafeicultores o número de pés plantados, produção obtida na última safra, sistema de colheita, comercialização e destino da produção. ?O objetivo é obter uma previsão inicial de área e do potencial de produção para a próxima safra?, explicou o secretário da Agricultura, Newton Pohl Ribas.

Ao todo, o Deral pretende visitar 570 propriedades cafeeiras, distribuídas em 123 municípios que compõem o modelo de amostragem estatística de propriedades de café, utilizada em março deste ano.

continua após a publicidade

A pesquisa é realizada em parceria com a Conab – Companhia Nacional de Abastecimento. ?Pretendemos levantar informações suficientes para dar maior confiabilidade na estimativa?, acrescentou Dirlei Antonio Manfio, responsável pelo Setor de Previsão de Safras da Secretaria da Agricultura.