O diretor-geral do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Rogério Tizzot, encaminhou ontem, mais quatro processos de licitação sob suspeita de irregularidades para serem investigados pela Secretaria da Segurança Pública.
O governo investiga a suspeita de combinação por parte das empresas para manipular o caráter competitivo das licitações. De acordo com Tizzot, a análise minuciosa e criteriosa das concorrências públicas deverá elucidar os fatos sob suspeita.
?Além dos preços apresentados pelas empresas estarem muito próximos do preço máximo fixado pelo DER, é de se estranhar a apresentação de somente uma proposta para cada trecho?, diz o diretor.
O secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi, afirma que o encaminhamento das licitações para investigação da Secretaria de Segurança Pública mostra a determinação do governo Requião de garantir transparência nas questões referentes ao erário. Ainda segundo o secretário, o governo está tomando medidas para ampliar a competição e evitar fraudes em concorrências públicas. ?Com o objetivo de possibilitar que empresas de outros estados participem das licitações, as concorrências passarão a ser divulgadas em jornais de circulação nacional?.
Assim como as quatro licitações já encaminhadas na quarta-feira à Segurança Pública, as quatro concorrências públicas referem-se a serviços de rejuvenescimento do pavimento com lama asfáltica a serem realizadas na região Noroeste do Estado.
As investigações estão sendo conduzidas pelo Núcleo de Repressão a Crimes Econômicos (Nurce), grupo da Polícia Civil chefiado pelo delegado Sérgio Inácio Sirino. O Núcleo tem como objetivo combater o crime organizado e suas infiltrações na máquina pública e privada.