O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) está intensificando os serviços emergenciais de tapa-buracos nas rodovias estaduais que cortam o Paraná. “Somente nessa primeira semana de junho, os funcionários do DER estarão trabalhando em mais de 170 trechos do Estado”, calcula o secretário dos Transportes Waldyr Pugliesi.

“É um empenho coletivo e redobrado para recuperar o que foi danificado pelas chuvas dos últimos dias”, ressalta. “O pavimento de diversas rodovias ficou muito danificado. Estamos trabalhando para recuperar a trafegabilidade nos trechos mais afetados”, explica ainda o secretário.

 

Para recuperar as condições de trafegabilidade, o governo do Estado está executando serviços de tapa-buracos, recomposição de pavimento e limpeza de canaletas. “É um trabalho amplo e diversificado, que reúne todas as superintendências e escritórios do DER”, afirma o diretor-geral do departamento Rogério Tizzot.

Funcionários do próprio DER estão na operação. “Isso faz parte da nossa política de otimizar ao máximo os recursos físicos e financeiros do DER, seja na recuperação de máquinas, na reativação da fábrica de placas ou na utilização do próprio pessoal do departamento para elaborar projetos ou trabalhar nos trechos”, acrescenta o diretor.

Um dos serviços que vêm exigindo maior atenção é realizado na PR-092, trecho entre Jaguariaíva e Wenceslau Braz, com 52,7 quilômetros de extensão. Os trabalhos no local estão sendo executados sem pausas. Nos três primeiros dias sem chuvas, foram concluídos, só na PR-092, 100 metros cúbicos de tapa-buracos. A média normalmente é de 4 metros cúbicos ao dia.

continua após a publicidade

continua após a publicidade