Novas obras de recuperação de rodovias beneficiam a região Noroeste do Paraná. Segundo a Secretaria dos Transportes, já foram finalizadas as obras de melhoria nos 15 quilômetros entre Santa Mônica e a ponte sobre o Rio Ivaí (PR-576), que faz a ligação do município a Tapira.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) realizou também os serviços de recuperação entre Tapira e a ponte, um segmento com 12 quilômetros de extensão. No total, o governo do Paraná investiu cerca de R$ 2 milhões nos trabalhos.
O secretário Rogério Tizzot lembra que a administração estadual foi responsável ainda pela construção dos acessos à ponte sobre o rio Ivaí, inaugurados em junho do ano passado. A estrutura ficou pronta por anos sem que pudesse ser utilizada pela falta dos aterros.
?Com a possibilidade de utilização da ponte ao invés da balsa, o fluxo de veículos nas vias recentemente recuperadas cresceu bastante e esses motoristas agora encontram também as vias em boas condições e que suportam esse tráfego?, destacou.
De acordo com o comerciante Cícero Basílio Alves, proprietário de uma banca de frutas e sucos à beira da estrada, o aumento do tráfego já melhorou o seu faturamento. ?O movimento de veículos é bem maior e muito mais gente tem parado para consumir aqui na banca?, comemorou.
?Além disso, sabemos que já há pelo menos três novas indústrias se instalando na região: uma farinheira, uma fábrica de sapatos e a Usasica, usina de álcool e açúcar?, completou o comerciante.
Ponte ? O DER aplicou R$ 1,5 milhão na construção dos acessos à ponte sobre o Rio Ivaí, uma reivindicação de mais de 50 anos da população local. São atendidos 30 municípios e mais de 1 milhão de paranaenses, segundo estimativas.
?A nova ligação diminui o custo do transporte e aumenta o fluxo de usuários, estabelecendo assim condições para o maior desenvolvimento de diversos municípios?, analisou o secretário dos Transportes, ao citar Nova Olímpia, Cidade Gaúcha, Cruzeiro do Oeste, Maria Helena, Santa Isabel do Ivaí, além de Tapira e Santa Mônica, como as principais cidades beneficiadas com as obras.
Tizzot recordou ainda que a travessia do Rio Ivaí era feita por balsas desde a década de 50. ?A travessia do rio por balsas tornava o transporte mais lento e oneroso para os usuários, o que refletia de forma negativa na economia paranaense, trazendo prejuízo para os produtores da região?, explicou. ?A realidade agora é outra?.