O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) divulga o balanço referente ao mês de novembro das operações de fiscalização do transportes intermunicipal de passageiros. No total, foram 2.481 abordagens, 93 notificações e apenas uma apreensão. Os números incluem, além das ações regulares, a Operação Cataratas, da qual o DER também participa, auxiliando a Receita Federal nas proximidades da fronteira com o Paranaguai.

continua após a publicidade

O secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi, lembra que a fiscalização tem como objetivo inibir a prática criminosa do transporte clandestino. "Veículos não autorizados pelo DER a realizar o transporte de passageiros não passam pela inspeção, colocando em risco os usuários", afirma.

O DER alerta para a proliferação dos serviços irregulares, principalmente com a aproximação da temporada de verão e o grande movimento de turistas que seguem em direção ao litoral. "É importante que as passagens sejam compradas com antecedência para evitar problemas", diz o diretor-geral Rogério Tizzot.

As empresas autorizadas, segundo Tizzot, estão listadas no site do DER (www.pr.gov.br/der ou www.pr.gov.br/stc) e também podem ser solicitadas via e-mail (ccpstc@pr.gov.br). "Essas empresas são certificadas, possuem registro junto ao DER, seus veículos, rotas e horários passam por constantes verificações.

continua após a publicidade

Operação Cataratas

Em uma equipe de 50 fiscais, 12 funcionários da gerência de fiscalização do DER auxiliam a Receita Federal no combate ao tráfico de drogas, armas e contrabando de mercadorias. O DER e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) cuidam da fiscalização do transporte de passageiros intermunicipal e interestadual. 

continua após a publicidade