DER fará fiscalização permanente na fronteira com o Paraguai

A Receita Federal solicitou ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná o apoio permanente na Operação Cataratas, realizada próximo à fronteira do Estado com o Paraguai. O ofício foi recebido nesta semana e a gerência de fiscalização do Departamento já trabalha para providenciar a escala especial para atender a região.

De acordo com o documento, desde que foi iniciada a operação em 2005, verificou-se o aumento no número de vans na travessia da fronteira. "Há grande incidência de transporte irregular por meio desses veículos e sua fiscalização é da competência do DER", afirma o secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi.

A partir da próxima semana, fiscais do DER devem acompanhar as ações da Operação Cataratas. O órgão foi convocado ainda no final do ano passado e atuou durante a primeira fase dos trabalhos da Receita Federal.

O DER entra na operação, mais uma vez, para auxiliar as equipes e também para inibir o transporte intermunicipal irregular de passageiros. "Podemos considerar a nossa participação como um trabalho conjunto, uma continuidade às nossas ações no combate ao transporte clandestino", avalia o diretor-geral do DER, Rogério Tizzot.

Resultados

Com 12 funcionários atuando na operação, o DER realizou 2.275 abordagens e 68 notificações de veículos de transporte intermunicipal durante os dois meses da primeira fase.

"A fiscalização do transporte clandestino de passageiros, de uma forma ou de outra, contribui para a diminuição do contrabando de mercadorias, já que este é realizado, principalmente, em veículos não certificados", diz Pugliesi.

O DER foi um dos órgãos convocados a reforçar a operação que contou também com o auxílio da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Promotoria de Investigações Criminais (PIC).

O diretor-geral do DER conta que a equipe de fiscalização do departamento continua realizando suas operações habituais também em todas as regiões do Estado.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo