A operação de fiscalização do transporte intermunicipal de passageiros vai ser intensificada durante os quatro dias de Carnaval. A informação é do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria dos Transportes e responsável pela regulamentação do transporte coletivo e combate ao transporte irregular.
O secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi, lembra que a época é propícia para o aumento do número de veículos não autorizados a realizar o transporte coletivo. ?O movimento de turistas em direção ao litoral é grande e a falta de planejamento faz com que as pessoas procurem meios não regulares para fazer as suas viagens?, afirma.
O diretor-geral do DER, Rogério Tizzot, informa que o departamento deve oferecer um maior número de fiscais durante todo o feriado nos postos das Polícias Rodoviárias Federal e Estadual nos caminhos para o litoral. ?Os horários continuam sendo alternados para evitar a fuga desses veículos que não se enquadram na norma?, explica.
As empresas registradas no DER são fiscalizadas e têm seus veículos inspecionados constantemente para garantir a existência de itens básicos de segurança, bem como a qualidade dos serviços prestados. ?O preço menor oferecido por empresas não regulamentadas pode ser um atrativo, mas não compensa na questão da segurança dos usuários?, alerta Tizzot.
O diretor conta ainda que o Departamento está alertando aos turistas para que façam a compra antecipada das passagens de ida e volta e garantam que suas viagens serão realizadas por empresas autorizadas pelo DER. ?É mais uma forma de evitar a incidência do transporte irregular?.
Em caso de dúvidas, a lista das empresas autorizadas e outras informações sobre linhas de transporte intermunicipal podem ser conferidas nos sites www.pr.gov.br/der ou www.pr.gov.br/stc, ou ainda solicitadas via e-mail ccpstc@pr.gov.br.