DER conclui recuperação de 1.200 quilômetros de rodovias

Avançam os investimentos e as obras do maior programa de recuperação de rodovias da história do Paraná. Nos últimos dias, o governador Roberto Requião anunciou o início de mais um programa de reabilitação da malha rodoviária estadual.

?São obras que devem estar começando nos próximos dias onde serão aplicados mais R$ 150 milhões para entregar 1.837 quilômetros de estradas inteiramente renovadas à população paranaense?, afirmou.

Ao todo, o governo do Paraná vai investir, até 2006, R$ 800 milhões com o objetivo de recuperar 4 mil quilômetros da malha estadual. ?É o maior programa de melhorias de rodovias dos últimos 20 anos?, atesta o secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi.

Os recursos empregados são do tesouro estadual, do Banco Mundial, da Cide (imposto sobre combustíveis) e de convênios com o Detran. Os valores garantirão ainda a conservação e a manutenção de toda a malha rodoviária estadual, de 10 mil quilômetros.

Resultados

Pugliesi destaca que os investimentos e as ações de recuperação da infra-estrutura do Paraná realizados pelo governo do Estado nos últimos 24 meses já vêm apresentando resultados positivos. Até o momento o governo já recuperou efetivamente 1.200 quilômetros de rodovias estaduais.

As providências já adotadas resultaram, de acordo com levantamentos de técnicos do DER, na redução em 25% do número de quilômetros de rodovias estaduais considerados ruins ou péssimos.

O estudo mostra que, ao final de 2002, 40% das estradas estaduais que cortam o Paraná estavam em situação muito precária. Em pouco mais de 24 meses de atuação – com obras, serviços e intervenções na malha rodoviária – o índice foi reduzido para 15%.

?Ainda temos muito a fazer, mas é o início dos resultados dos esforços feitos pelo conjunto do governo estadual?, analisa o secretário.

Processo

Segundo o diretor-geral do DER, Rogério Tizzot, a melhora dos índices de conservação das estradas é fruto de um amplo processo de recuperação das rodovias.

?Em 2003 conseguimos estancar o processo de deterioração que havia se instalado na malha. A partir de 2004, iniciamos a recuperação definitiva de todos os trechos que nos foram entregues destruídos?, explicou.

O diretor lembra que esse esforço é necessário devido ao descaso do governo anterior, que pouco investiu na conservação rodoviária, principalmente entre 1998 e 2002.

?Encontramos um quadro muito complicado. O Paraná vinha perdendo anualmente 700 quilômetros de rodovias?, calcula Tizzot. ?Foi uma falta de respeito e um descaso total com a população diante de um patrimônio rodoviário avaliado em R$ 10 bilhões?.

Tizzot acrescenta que a destruição da malha foi acelerada pelas altas tarifas de pedágio cobradas pelas concessionárias. ?Os caminhoneiros, para fugir das tarifas extorsivas, buscam rotas de fuga e acabam utilizando as rodovias vicinais que não foram construídas nem projetadas para suportar tráfego pesado e intenso?, explica.

Capacidade rodoviária

Além de estar realizando o maior programa de recuperação de rodovias da história do Paraná, o governo Roberto Requião investe também em obras de ampliação da capacidade rodoviária da malha estadual.

Na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), por exemplo, o governo aplica cerca de R$ 8 milhões para finalizar o Contorno Norte. A obra vai desviar o tráfego de 12 mil veículos que passam todos os dias por dentro dos bairros da região norte da capital.

Ainda na RMC, o Estado está realizando as obras de asfaltamento da PR-092, de Rio Branco do Sul até Cerro Azul, uma antiga reivindicação da população do Vale do Ribeira. A pavimentação dos 54 km do trecho que liga os dois municípios deve ser fomentador do desenvolvimento de todo do Vale.

No litoral do Estado, já estão na fase final as obras de construção do acostamento e das interseções da PR-412, que vai de Praia de Leste até o balneário Marisol, e na restauração completa do trecho entre Guaratuba e Garuva, criando dois eixos de ampliação do turismo litorâneo.

Interior

Na região Oeste, um pedido de décadas, as obras de duplicação da PR-467, entre Cascavel e Toledo, vêm injetando ânimo na economia local. Somada a isso, outra antiga reivindicação da região está se tornando realidade, já que foram reiniciados os trabalhos de construção da rodovia que vai ligar Toledo a Quatro Pontes.

No Norte do Estado, foi finalizada a pavimentação da PR-151 entre Carlópolis e Ribeirão Claro. Em Londrina, recentemente foi finalizado o projeto de duplicação do perímetro urbano da PR-545 dentro, conhecida como Rodovia João Carlos Strass. A licitação para execução da obra deve iniciar em breve.

Também em Londrina, está garantida a execução do viaduto, no km-65 da PR-445 no conjunto Jamile Dequech com União da Vitória.

Já na região Centro-Sul do Estado, o governo Requião finalizou as cabeceiras da ponte que liga Honório Serpa a Pato Branco, criando uma ligação direta entre as duas zonas rurais dos municípios.

?Estamos trabalhando para além de recuperar integralmente ampliar também a capacidade rodoviária do Paraná buscando diminuir os custos de escoamento de nossa grande produção agrícola?, finaliza o secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi.

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