Apenas em um dia nesta semana, a fiscalização do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) apreendeu quatro vans, contratadas por prefeituras, que realizavam irregularmente o transporte escolar entre municípios do Paraná.
"É necessário que as administrações municipais fiquem atentas no momento de contratar os serviços de transporte intermunicipal. Veículos que não estejam devidamente autorizados pelo DER representam grande risco.", alerta o secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi.
O número de apreensões em um só dia é considerado muito alto, segundo a gerência de fiscalização. "Mais grave ainda é constatar que os veículos irregulares transportavam, em sua maioria, crianças e adolescentes", acrescenta o secretário.
De acordo com o diretor-geral do DER, Rogério Tizzot, é grande o número de veículos autuados e apreendidos que dizem estar a serviço de prefeituras.
"Estamos fazendo um alerta para que sejam checados os documentos das empresas contratadas, dos veículos, bem como a sua condição geral e a existência dos equipamentos de segurança", destaca.
Ainda nesta semana, o DER apreendeu um veículo, identificado como da prefeitura de Nova América da Colina, no Posto da Polícia Rodoviária Estadual de Cornélio Procópio. O veículo não possuía tacógrafo, o extintor de incêndio estava vencido, a placa era da cidade de São Paulo e os documentos estavam em nome de um proprietário particular.
O diretor-geral do DER informa que a gerência de fiscalização do departamento já está providenciando as orientações que devem ser enviadas às prefeituras para evitar novas ocorrências.
O DER possui a listagem de todas as empresas e prestadores de serviços habilitados a fazer o transporte de passageiros. Essa lista pode ser acessada pelo endereço eletrônico www.pr.gov.br/der e www.pr.gov.br/stc. O Departamento põe à disposição ainda o telefone 0800 41-0158, para o usuário tirar suas dúvidas, dar sugestões ou fazer denúncias.