O caos nos aeroportos registrado na semana passada, com cancelamento de vôos, atrasos nas decolagens e aterrissagens e longas filas dos passageiros levou os deputados da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados a decidir fazer uma grande audiência pública para tratar da segurança de vôos e do tráfego aéreo brasileiro. O debate foi marcado para o dia 22 de novembro, às 14h30.
Os deputados vão convidar para participar da audiência pública o ministro da Defesa, Waldir Pires, o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos Bueno, o presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, e o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi.
A comissão também quer ouvir os presidentes do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Proteção ao Vôo, Jorge Botelho, do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Graziela Baggio, e do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea), Marco Bologna.
Os parlamentares querem discutir as conseqüências geradas pela operação-padrão feita pelos controladores de vôo do Cindacta-1 (Brasília) durante a semana passada e que provocou congestionamento nos aeroportos de todo o País.
?Esses requerimentos mostram a preocupação não só desta Casa, mas também da população em relação à segurança dos vôos no Brasil?, disse a deputada Selma Schons (PT-PR), uma das autoras dos requerimentos.