Deputados lançam manifesto em apoio às campanhas pelo voto consciente

Dezoito deputados federais, de oito partidos, assinaram manifesto divulgado nesta quarta-feira (2) em apoio às entidades da sociedade civil que fazem campanha pelo voto consciente. ?Nós, deputados e deputadas de diferentes partidos, que sempre defendemos o voto aberto no Parlamento, a perda de mandatos indicada pelo Conselho de Ética e uma radical reforma política, apoiamos as entidades civis e religiosas e a cidadania em geral que iniciam um forte movimento pelo voto consciente?, afirmam, no documento intitulado "Conclamação ao Voto Cidadão".

O texto afirma que o Congresso Nacional está desgastado por denúncias de corrupção e que só o eleitor pode resgatar a imagem do Legislativo. ?Reconhecendo a impossibilidade da ampliação imediata da inelegibilidade e na incerteza quanto à vedação da posse de eleitos sobre os quais pesem graves acusações, afirmamos que o início da superação de nossas mazelas está nas mãos dos 126 de brasileiros e brasileiras eleitores.?

O manifesto pede que os eleitores não examinem apenas as propostas de quem disputa a eleição, mas também a história de cada um. O texto sugere que o cidadão observe se o candidato teve ou não participação nos esquemas de desvio de recursos públicos denunciados nos últimos meses e se tem compromisso com o combate à corrupção. E considera que seria trágico para o país começar uma nova legislatura com a idoneidade dos deputados e senadores contestada e com a necessidade de concentrar-se novamente em processos de cassação de mandatos.

Os deputados que assinam o manifesto também são contra o voto nulo. ?As organizações da sociedade têm a obrigação de orientar a população no sentido de saber quem é quem entre os muitos candidatos, separando o joio do trigo e anulando a politicagem, mas não a política?, diz o documento.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo