A bancada do PT, que se reuniu nesta quinta-feira (9) na Câmara, manifestou a disposição de defender o espaço do partido na composição do governo Lula, no segundo mandato. A avaliação dos deputados petistas foi de que o partido saiu vitorioso das eleições, com maior número de votos para a Câmara, apesar de não ter feito a maior bancada, por causa da legislação eleitoral; elegeu governadores e, portanto, deve interferir no governo e para isso precisa ocupar espaço no Executivo.

continua após a publicidade

"A bancada do PT tem convicção de que o partido faz bem para o País e que, portanto, faz bem para o governo", disse o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP). O presidente licenciado do partido, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) também considera que o PT saiu fortalecido e disse que o presidente Lula vai tentar conciliar a representação dos partidos na equipe de governo. "O PT não pode nem ter ansiedade de entender que a ocupação do espaço por si só faz o partido crescer e não pode subestimar a qualidade de sua intervenção", afirmou Berzoini.

O deputado Tarcisio Zimmerman (PT-RS), lembrou que o programa eleito foi o do PT e que o partido vai buscar o espaço devido a quem venceu a eleição. "Queremos compor o governo buscando as condições de governabilidade e a hegemonia do programa de quem venceu a eleição", afirmou Zimmerman. A reunião da bancada entre os deputados eleitos e os atuais foi para discutir a conjuntura política e as prioridades em 2007.

continua após a publicidade