O primeiro vice-presidente do Senado, Tião Viana (PT-AC), propôs hoje (13) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no prazo de 60 dias, substitua todos os cargos da administração federal ocupados por petistas. "Nós, filiados do Partido dos Trabalhadores, poderíamos dar um prazo de no máximo 60 dias para uma transição. Para que o presidente pegasse todos os filiados ao PT em cargo de confiança, para que esses cargos fossem preenchidos por servidores de carreira ou concursados."

continua após a publicidade

Quanto aos ministros, com excessão de Antônio Palocci, da Fazenda, Tião Viana sugeriu que coloquem seus cargos à disposição do presidente, para que ele possa ter liberdade de fazer os ajustes que julgar necessário.

Segundo Viana, este poderia ser o melhor gesto do partido para com o presidente, que hoje "é alvo de ataques duros e impiedosos" por conta das denúncias de corrupção no governo. Ele acrescentou que com isso, o partido estaria livre das acusações de que estaria aparelhando o Estado e "demonstrando sua responsabilidade no incondicional apoio ao presidente".

"Temos que agir como um partido preparado para governar esse país e para demonstrar seu desprendimento". Tião Viana ressaltou que o PT, com seus 25 anos de história de combate à corrupção, não pode ser jogado no "lamaçal da corrupção".

continua após a publicidade