O domicílio eleitoral do deputado federal eleito Ildeu Araújo, do Prona, está sendo questionado em um processo que tramita na Justiça Eleitoral de Americana. Segundo denúncia apresentada à Justiça, Araújo mora em Brasília e não em Americana, para onde transferiu o título no ano passado e onde se candidatou como deputado federal. Apesar de ter obtido apenas 382 votos, ele ganhou o direito ao cargo pelo critério da proporcionalidade, arrastado pela votação recorde do deputado federal Enéas Carneiro, também do Prona.
O deputado eleito por Americana deu como endereço a Rua Manoel de Nóbrega, no bairro Santa Catarina. No local, porém, conforme a denúncia, mora seu irmão, Márcio Araújo. Hoje (04) à tarde, Márcio atendeu à reportagem e informou que Ildeu não estava em casa, havia viajado para São Paulo a trabalho e somente voltaria na próxima semana, mas garantiu que Ildeu mora em Americana.
O MP pediu a abertura de um inquérito policial para apurar se houve crime de falsidade ideológica. ?Vou tentar ouvi-lo. Posso não achá-lo se de fato ele não mora na cidade?, disse o juiz André Carlos de Oliveira. Se a Justiça confirmar a denúncia,o deputado eleito pode ter seu título anulado e seu novo cargo impugnado. No diretório do Prona em São Paulo ninguém foi encontrado hoje (04) para falar a respeito.