Brasília – O deputado Eduardo Valverde (PT-RO) vai encaminhar hoje (9) à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados pedido de representação junto à Corregedoria da Casa para investigação da chamada "lista de Furnas", que possuiria o nome de 72 deputados.
Segundo a assessoria de imprensa do deputado, Valverde modificou o texto inicial que apresentaria ao Conselho de Ética, limitando-o a um pedido de fiscalização da autenticidade da carta com os nomes. A lista aponta mais de 150 políticos, entre eles pefelistas e tucanos, que teriam recebido dinheiro de caixa 2 durante a campanha eleitoral de 2002.
A oposição vem sendo acusada de adiar a convocação do publicitário Duda Mendonça para depor Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Correios por causa do conteúdo dessa lista. A Polícia Federal já investiga a autenticidade da carta, cujo original ainda não foi encontrado.
A Controladoria-Geral da União (CGU), por outro lado, iniciou uma auditoria nos contratos da Furnas Centrais Elétricas com empresas privadas. A investigação tem como base justamente a lista de empresas que teriam doado recursos à estatal, supostamente assinada pelo ex-diretor de Planejamento e Engenharia, Dimas Toledo.
A denúncia de caixa 2 na estatal surgiu no ano passado, durante as investigações sobre o suposto esquema de repasse de recursos do PT para parlamentares da base governista. Furnas estaria entre as estatais usadas para financiar campanhas políticas.