Deputado do PT quer investigação na Câmara sobre ”lista de Furnas”

Brasília – O deputado Eduardo Valverde (PT-RO) vai encaminhar hoje (9) à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados pedido de representação junto à Corregedoria da Casa para investigação da chamada "lista de Furnas", que possuiria o nome de 72 deputados.

Segundo a assessoria de imprensa do deputado, Valverde modificou o texto inicial que apresentaria ao Conselho de Ética, limitando-o a um pedido de fiscalização da autenticidade da carta com os nomes. A lista aponta mais de 150 políticos, entre eles pefelistas e tucanos, que teriam recebido dinheiro de caixa 2 durante a campanha eleitoral de 2002.

A oposição vem sendo acusada de adiar a convocação do publicitário Duda Mendonça para depor Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Correios por causa do conteúdo dessa lista. A Polícia Federal já investiga a autenticidade da carta, cujo original ainda não foi encontrado.

A Controladoria-Geral da União (CGU), por outro lado, iniciou uma auditoria nos contratos da Furnas Centrais Elétricas com empresas privadas. A investigação tem como base justamente a lista de empresas que teriam doado recursos à estatal, supostamente assinada pelo ex-diretor de Planejamento e Engenharia, Dimas Toledo.

A denúncia de caixa 2 na estatal surgiu no ano passado, durante as investigações sobre o suposto esquema de repasse de recursos do PT para parlamentares da base governista. Furnas estaria entre as estatais usadas para financiar campanhas políticas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo