Dizendo-se "revoltado e indignado" com as absolvições de deputados acusados de envolvimento no esquema do mensalão, o deputado Chico Alencar (Psol-RJ), membro do Conselho de Ética da Câmara, partiu para a ironia. Informou que está elaborando um projeto de resolução para acabar com o Conselho de Ética e criar o "Conselho de Estética e Falta de Coragem Parlamentar". Alencar disse que será um conselho de estética porque a primeira tarefa dele será "zelar pela imagem de assiduidade, transparência e senso de justiça dos parlamentares, tão atacada pelo monstro da opinião pública".
Ele disse, também, que o projeto vai ampliar as situações de votos secretos na Câmara, incluindo o voto secreto na votação de projetos sobre gastos de campanha, de remuneração de parlamentares e emendas de parlamentares individuais, que só poderão ser tornadas públicas a pedido de seus autores, "em seus currais eleitorais".
Alencar anunciou que vai propor também, no projeto, a concessão de menção honrosa "por sagacidade e antevisão" aos deputados que renunciaram para fugir de processos disciplinares. Ele informou que está recolhendo mais sugestões para apresentar seu projeto no dia 1º de abril, dia da mentira.
