A pedido do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, o Conselho de Ética da Câmara cancelou o seu depoimento marcado para hoje. O presidente do Conselho, deputado Ricardo Izar, disse que Costa Neto alegou cansaço em função de mais de sete horas de depoimento que prestou ontem à CPI do Mensalão.
Costa Neto encaminhou ao Conselho as fitas de vídeo com a gravação de seu depoimento de ontem. Ricardo Izar afirmou que o adiamento não prejudica o trabalho do Conselho porque o que é necessário para o relator, deputado Jairo Carneiro, já está registrado na fita do depoimento de ontem.
O Conselho de Ética volta a se reunir hoje, no fim da tarde, quando o relator Jairo Carneiro irá apresentar a primeira parte de seu parecer sobre o pedido de cassação do deputado Roberto Jefferson. Esta primeira parte é um resumo de tudo o que foi feito em relação ao processo. Somente amanhã Carneiro apresentará as conclusões das investigações e a defesa a favor ou contra a cassação de Jefferson. A reunião do conselho será convocada assim que Carneiro concluir o seu relatório. Ricardo Izar prevê que isso deverá acontecer por volta das 19 horas.
Segundo Izar, hoje também o Conselho de Ética vai convidar as testemunhas de defesa apresentadas pelo deputado José Dirceu na representação apresentada contra ele pelo presidente interino do PTB, Flávio Martinez . José Dirceu apresenta como testemunha o ministro da Justiça, Marcio Thomaz Bastos, os ex-ministros Aldo Rebelo e Eduardo Campos, o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia e o jornalista Fernando Morais.
Além disso, Izar informou que deverá também convidar os presidentes do Banco Rural e BMG. De acordo com Izar, o relator do processo de cassação, deputado Julio Delgado (PSB-MG), também pretende ouvir o ex-deputado e ex-presidente do PT, José Genoino.