Presidentes, diretores e técnicos dos departamentos de trânsito de todo o país participam, nesta capital, do Encontro Nacional dos Órgãos Executivos de Trânsito. Durante dois dias, serão discutidas questões com o objetivo de promover uma atuação igualitária dos departamentos que adotam padrões diferentes para o mesmo serviço.

continua após a publicidade

Para o presidente do Detran do Rio de Janeiro, Hugo Leal, um dos principais temas é a pontuação das carteiras de motoristas. "Nós queremos um sistema integrado que expresse na carteira as multas que o motorista cometeu em Minas, Ceará, Rio ou Mato Grosso, por exemplo, e impossibilite o motorista de fugir da pontuação, emplacando seu veículo em outro estado", explicou. Outras questões em debate são a autuação de veículos estrangeiros, modelos de documentos e a remarcação da numeração de chassi.

Hugo Leal disse ainda que a cada dois meses o grupo se reúne e que muitas decisões importantes para o setor foram tomadas com bases em avanços iniciados por algum estado e que acaba contribuindo até para tomada de decisões federais. Segundo ele, a falta de unidade entre os departamentos leva usuários a tirar a carteira em regiões onde o exame de habilitação é considerado mais barato. O mesmo acontece com o registro de veículos em estados diferentes do domicílio do proprietário para conseguir um IPVA mais barato, o que acarreta perda de arrecadação.

O encontro em realização no Hotel Excelsior, em Copacabana, termina amanhã com a divulgação da Carta do Rio de Janeiro. O documento reunirá propostas que serão encaminhadas ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

continua após a publicidade