Ações conjuntas ou isoladas da Polícia Civil e da Polícia Militar na Operação Viva o Verão tiraram de circulação, nos últimos dias, ladrões que vinham agindo em Pontal do Paraná e Matinhos. ?As prisões foram resultado da confiança da população nas autoridades da segurança pública. Depois de terem sido vítimas de algum tipo de violência, estas pessoas procuraram a polícia, registraram a ocorrência e contaram detalhes que auxiliaram no trabalho investigativo?, disse o delegado Valmir Soccio, que coordena as ações da Polícia Civil no litoral.

continua após a publicidade

A última prisão aconteceu na noite de segunda-feira (29), no balneário Gaivotas, em Matinhos. Um vizinho de uma casa que tinha acabado de ser arrombada chamou a Polícia Militar. Viaturas que faziam patrulhamento na região foram enviadas ao endereço informado. Os policiais então flagraram Samuel Rodrigues, de 41 anos, que seguia de bicicleta e levava numa caixa, na garupa, diversos objetos furtados da residência. Do local tinham sido levados alimentos, utensílios de cozinha, celular com carregador e uma bicicleta.

?Essa colaboração da população evita que mais pessoas sejam vítimas de furto ou roubo?, afirma o tenente Nelson Stoccheiro Gonçalves Junior, da Comunicação Social da Polícia Militar. ?O ideal é não reagir e chamar a polícia para evitar um transtorno ainda maior?, orienta o oficial.

Três rapazes acusados de arrombar e roubar um restaurante foram detidos na manhã de segunda-feira (29) em Pontal do Paraná. Eles teriam roubado uma máquina lavadora de alta pressão, uma bicicleta, carne bovina e uma balança digital. Na casa de um dos detidos, Natal Valnei Giraldi, foram encontradas a bicicleta e a sacola de carne. No local foi detido ainda Paulo Luiz de Carvalho, que denunciou Marcelo Moreira de Souza, preso nas proximidades da residência como cúmplice do furto qualificado. ?A vítima chegou a acompanhar os policiais para ajudar na identificação dos acusados?, comentou o tenente Stoccheiro.

continua após a publicidade

Outra das prisões aconteceu no sábado (27), em Matinhos. Segundo relato do delegado Vilson Alves de Toledo, a partir do registro de uma ocorrência de roubo foram iniciadas as investigações que resultaram na prisão de Fabio do Nascimento, conhecido como ?Pintinha? ou ?Ferrugem?, de 23 anos. Com ele foram recuperados objetos roubados de uma mulher no centro de Matinhos. Ela disse, na delegacia, que foi abordada quando saía de casa a pé. O rapaz a derrubou para levar o celular, R$ 10 e um óculos de sol. ?A partir do que ela nos contou e das informações das características do ladrão, conseguimos realizar a prisão e recuperar os pertences da vítima?, comentou o delegado Toledo.