A comercialização de remédios proibidos pela Anvisa (www.anvisa.gov.br) pode ser denunciada, em Curitiba, pelo telefone 156, da Central de Informações da Prefeitura. A venda destes medicamentos também será fiscalizada pelos farmacêuticos dos Distritos Sanitários de Curitiba durante as vistorias rotineiras aos estabelecimentos farmacêuticos.

continua após a publicidade

A responsabilidade pela retirada dos produtos do mercado é dos fabricantes ou detentores do registro. A expectativa é que as farmácias deixem de vender estes medicamentos, para não arriscar perder clientes.

Da lista divulgada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) constam 130 medicamentos similares, que estão proibidos de serem comercializados. A Agência alega que os fabricantes desses remédios similares, destinados a tratamento de doenças de alto risco como asma e hipertensão, entre outras, não apresentaram no prazo os testes exigidos pelo Ministério da Saúde.

Em Curitiba existem mais de 600 farmácias. Em caso de irregularidade, o estabelecimento pode ser autuado com multas que variam de 70 a 2.500 UFIRs (R$ 100,00 a R$ 3.500,00).

continua após a publicidade