A Polícia Federal anunciou, há pouco, que já tem elementos para indiciar por crime contra o sistema financeiro o ex-presidente do PT, José Genoino, o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza e o marqueteiro Duda Mendonça. Os quatro são suspeitos de ter efetuado remessas ilegais de dinheiro para o exterior.

continua após a publicidade

O indiciamento, porém depende de o Supremo Tribunal Federal concordar com o pedido de desmembramento do inquérito do mensalão feito pela PF. Com ele, será possível o indiciamento de pessoas que não são parlamentares e não dispõem de imunidade parlamentar e, portanto, poderão ser processadas na primeira instância da Justiça Federal.

Os elementos de prova contra os quatro constam de relatório que a Polícia Federal entregará, ainda nesta quinta ou o mais tardar sexta-feira, ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.

Conforme o documento, Marcos Valério enviou R$ 10,5 milhões, a mando da direção do PT, para uma empresa de Duda Mendonça nas Bahamas, denominada Düsseldorf, para pagamento de dívidas do partido relativas à campanha do presidente Lula da Silva nas eleições presidencial de 2002. O dinheiro não declarado à Receita Federal, tem origem em caixa 2, o que configura crime.

continua após a publicidade