Aticem suas papilas degustativas. É uma oportunidade rara, que se renova a cada ano. Alguns dentre os mais elogiados chefs em atividade no Brasil estarão em Curitiba a partir dessa terça-feira (25/07), como atrações da ?Gourmet & Cia. 2006 ? 6ª. Feira Sul-Brasileira da Gastronomia?, que acontece no Centro de Exposições do Parque Barigüi. Comandados pelo curitibano Celso Freire, chef do Boulevard, um de cada vez estará pilotando os fogões na Cozinha dos Chefs. De terça a sábado, estará mantendo contato direto com os tantos cozinheiros interessados em agregar um toque a mais de conhecimento em suas peripécias culinárias.
continua após a publicidade
E cada um na sua, oferecendo as mais variadas tendências do bem comer, que nesse ano vão da vertente japonesa à paraense, com escalas em sabores mineiros, suíços e franceses. Justamente com esses, o grand finale. O francês Emmanuel Bassoleil se destaca como um dos mais importantes chefs de cuisine da atualidade é quem vai fechar a semana gastronômica na noite de sábado. Discípulo de Jacques Lameloise e Pierre Troisgros, um dos pais da nouvelle cuisine, Bassoleil ganhou o Brasil ao assumir o restaurante Roanne, em São Paulo, onde já trabalhava como chef para outro francês ilustre no Brasil, Claude Troigros. A casa tornou-se ponto de referência da moderna alta gastronomia no País. Até que decidiu pela guinada de comandar as panelas como chef executivo do Hotel Unique e do Restaurante Skye, também em São Paulo. Na aula que programou para a feira, Bassoleil vai apresentar como entrada um Tempurá de Camarões com Coco ao Molho de Caipirinha. O prato principal escolhido é um Confit de Pato com Lentilhas Verdes, enquanto a sobremesa será uma Sopa de Frutas Vermelhas ao Beaujolais. Uma aula certamente inesquecível para os 50 privilegiados que preencherem as vagas disponíveis para o curso.
Mas os novos e intrigantes sabores já estarão surgindo desde o primeiro dia do evento. O primeiro dia (25, terça) terá André Saburó Matsumoto, um dos chefs de cozinha mais jovens do País. Atualmente com 29 anos, ele comanda desde os 20 um dos mais respeitados restaurantes especializados na culinária japonesa de toda a Região Nordeste, o Quina do Futuro. Um talento herdado do pai, Shigeru Matsumoto, que em 1986 inaugurou a casa, que funciona até hoje nos Aflitos, bairro tradicional da zona norte do Recife. Especialmente para os gourmets inscritos, o chef estará executando um cardápio que começa com uma entrada quente: Yokubou – Filé de salmão em cubos e camarões flambados, servidos em molho suave de saquê, shoyu e gengibre levemente adocicado. Como prato principal, Hikari Ebi – Camarões selecionados no alumínio fechado, temperados com saquê, shoyu, legumes, verduras e condimentos especiais. Para fechar, a sobremesa será Morango Summer – Morangos em pedaços, flambados com saquê, servidos em tigelas fundas com sorvete de creme e calda quente.
Na quarta-feira a atração será o suíço Christophe Besse, do Restaurante All Seasons by Christophe Besse, que chegou ao Brasil em 1987 para estudar alguns ingredientes tropicais e nunca mais foi embora. Sua cozinha mescla texturas, aromas e sabores suas criações combinam o melhor da culinária internacional, principalmente a francesa, com ingredientes tipicamente brasileiros. O exemplo está na proposta de cardápio que dará no curso. Serão duas entradas. A primeira, um Patê campagnard com pimenta verde. Segunda entrada: Mosaico de linguado e salmão, creme azedo e salada morna de shimeji. Prato principal: Duo salmão champignons, compota de cebola e manga perfumada com maracujá.
continua após a publicidade
Mônica Rangel, que é a atração da quinta-feira, há 11 anos comanda com sucesso os fogões do restaurante Gosto com Gosto, em Visconde de Mauá-RJ, considerado por publicações especializadas como o melhor restaurante mineiro do País. Uma curiosidade é que a própria chef fabrica todas as lingüiças (porco, cordeiro, frango, javali, avestruz e as recheadas) servidas no restaurante, assim como todos os doces e queijos das sobremesas e os pães das entradas. A aula mineiríssima terá como entrada Angu com lingüiça e o prato principal será Risoto de Lingüiça com Cachaça, vinho tinto e cogumelos frescos em Cesta de Quejo Parmesão. Para sobremesa, uma variação sobre um tema bem popular: Romeu e Julieta Contemporâneo.
Brasileiríssimo como o chef Paulo Martins, talvez hoje o mais badalado do Brasil e que certamente terá uma noite concorridíssima na sexta-feira. Admirado por grandes chefs internacionais ? a partir do espanhol Ferrán Adrià o mais concorrido de todos ? pela forma como utiliza ingredientes basicamente regionais em sua cozinha, Martins comanda o restaurante Lá em Casa, em Belém, de onde traz os produtos que vai utilizar no cardápio a ser produzido na Gourmet & Cia., já a partir da entrada, uma Salada de Feijão Manteiguinha de Santarém, Haddock Paraense e Castanha do Pará. Como prato principal, o chefe escolheu um Picadinho de Tambaqui com Banana Frita, arroz de jambu e farofa de farinha d?água. Como sobremesa, Musse de Açaí.
continua após a publicidade
É de se perder? Além de poder aprender interessantes e criativas técnicas com chefs consagrados, há ainda a chance de provar cada um dos pratos elaborados no local. Só faltou um pequeno detalhe: um chef paranaense, pois alguns dos nossos já estão no mesmo nível desses talentos que vêm lá de fora. Já estamos maduros para tanto. No ano que vem, talvez.
Serviço:
As aulas terão início às 19h, com duração de, aproximadamente, uma hora e meia. São 50 vagas por aula. O custo é de R$ 100 por aula ou R$ 450 o pacote para os cinco chefs de cozinha. Informações: www.diretriz.com.br ou (41) 3075-1102.
Os novos talentos também têm vez
Paralelamente ao agito em torno dos grandes chefs internacionais, a ?Gourmet & Cia. 2006? também se volta aos nomes que estão se consolidando no meio gastronômico. Por iniciativa da Revista Vivre, o Espaço dos Novos Talentos apresenta a cada noite, apenas para convidados especiais, um novo chef, emergente no mundo dos sabores, mas já com lastro suficiente para chamar a atenção de quem passa a conhecer a obra de cada um.
Na noite de abertura, terça-feira, o lançamento será de Marcelo Lucena Empinotti, chef de cuisine formado pelo Centro de Formazione Professionale del Comune di Firenze, Florença- Itália, com especialização em Cozinha Regional Toscana e de Frutos do Mar. Com o toque gastronômico no sangue ? é filho de Airton Empinotti, dos inigualáveis embutidos Monte Bello, fabricados em Quatro Barras -, Marcelo passou quatro anos trabalhando em restaurantes italianos até voltar para comandar a cozinha no novo Restaurante Campânia, (Rua Prudente de Morais, 1265 ? Centro), onde pratica a Cozinha Mediterrânea Slow Food e a Italiana.
Na quarta ser a vez de Geraldine Miraglia, fonoaudióloga por formação, mas agora chef por paixão e profissão. Formada pelo Centro Europeu, iniciou seu trabalho fornecendo sobremesas, bolachas e salgados para bares, cafés e restaurantes, até abrir, em novembro de 2005, a Oli Gastronomia (Rua Senador Saraiva, 209 – São Francisco). A casa serve desde refeições completas, a partir do café da manhã, ou simplesmente lanches. As massas são de fabricação própria, assim como alguns sorvetes que compõem as sobremesas. Talentosa, Geraldine tem se destacado pela criatividade de seus pratos, especialmente em eventos de harmonização com grandes vinhos internacionais.
A atração de quinta é Nelson Kalache Bach, o advogado que tornou-se chef e hoje comanda a Risotteria Zafferano (Rua Eurípedes Garcez do Nascimento, 638 – Centro Cívico), aberta em janeiro de 2005 e que tem se destacado pelos personalizados risotos que apresenta, além de um cardápio bem equilibrado.
Na sexta-feira a cozinha estará por conta de Kostas Frantzezos, filho de pai grego, chef de cozinha e músico, que trabalha na produção de eventos temáticos com ênfase na Grécia e que deverá apresentar um cardápio especial daquele país, da cozinha Smyrneika e Polítiki, um estilo exótico e de sabores mais acentuados, com certo preparo artístico dos pratos tradicionais.
Fechando a programação, Maria Regina Di Cavalcanti Affonso, proprietária do Cappuccino Ristorante (Rua Dr. Roberto Barroso, 1670 ? Mercês). Especialista em pães, abriu a casa há quatro anos e diversificou os sabores, conforme poderão atestar os presentes à sua noite especial.
Pelo Espaço dos Novos Talentos já passaram Flávio Frenkel, Daniela Prosdócimo, Eva Araújo e outros tantos nome que hoje fazem o mapa gastronômico de Curitiba. E que certamente terão mais esses nomes somados ao roteiro principal.
Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência de navegação, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.