Hoje eles estão por toda parte, com variações conforme a origem do prato ou do cozinheiro. Chegaram às mesas brasileiras ancorados no strogonoff, o prato russo que saiu de lá de uma forma e ganhou uma interpretação toda nacional – cada um faz à sua maneira e alguns cometem crimes gastronômicos inafiançáveis.

continua após a publicidade

E dos tempos em que existia apenas o insosso cogumelo em conservantes até os dias de hoje, a gama de oferta também cresceu e, além do tradicional cogumelo de Paris, já estamos habituados em encontrar as espécies shiitake e shimeji até mesmo em supermercados. Em casas especializadas ou no Mercado Municipal, encontram-se o pleurotus rosa e o enoki, o portobello e outras variações sempre bem-vindas.

Além do já citado strogonoff, os cogumelos compõem, obrigatoriamente, alguns pratos clássicos da gastronomia internacional, como as francesas blanquettes e vários pratos da cozinha oriental.

Pode ganhar brilho próprio ou complementar pratos estrelados por outros ingredientes. Para abrir uma refeição com personalidade, os Cogumelos recheados com ovos de codorna são especiais e chamam a atenção. São cogumelos enormes, que, sem os cabinhos, vão ao forno com um ovo de codorna estalado lá dentro. Bonito e bom. Pode também ser recheio, como no Vol-au-vent com creme de funghi, receita desenvolvida pelo Centro de Culinária Arosa, que tanto serve de entrada quanto de item para um evento especial. Valdenir Barros, do Restaurante Kan, criou para o cardápio da casa o Prato contemporâneo de mignon e shiitake, com as fatias de mignon envolvendo as tiras do cogumelo oriental para serem grelhadas e servidas com molho teryiaki. Um charme!

continua após a publicidade

Com uma receita um pouco mais elaborada, que exige a procura de ingredientes especiais (todos disponíveis no mercado), a chef Manu Buffara, do Hotel Deville Rayon, sugere Cogumelos selvagens, prato no qual os cogumelos paris compõem uma harmoniosa combinação de cores e sabores.

Para dividir atenção nos pratos principais, o cogumelo o faz muito bem. Tânia Stebner, do restaurante Amicci, criou especialmente para a promoção “Festival Brasil Sabor 2009” o Funghi recheado, no qual os cogumelos são recheados por uma pasta de queijos e servidos com massa na manteiga. Se a intenção for combinar com peixe, vale a ideia do Filé de tilápia com shiitake, com o peixe ganhando uma crosta de erva-doce e grelhado à parte, servido com os cogumelos refogados em azeite e raspas de limão. Se a parceria for com carne, vale a proposta de Johnny Fagundes, chef do restaurante Scavollo, o Fileto al cacciatore. Os cogumelos frescos e em conserva entram no molho que acompanha a massa e o belo naco de filé mignon, resultado em prato equilibrado e consistente.

continua após a publicidade

Mas os cogumelos também podem vir em forma de sopa, na Sopa de cogumelos criada pela cozinha da Unilever. Ou para refeição leve ou lanche, em forma de sanduíche, o Sanduíche Toulon, que Cícero Gomes, chef do Josephine Bistrô (SP), incluiu no cardápio da casa. Também idéia assim vem de Neide dos Passos, chef do Hotel Estância Betânia, com sua Torta de cogumelos, que tem no recheio ainda tomates, cebolas e catupiry.

Opções, portanto, de todas as formas. É só escolher, ir para o fogão e caprichar.

Bom apetite!

Cogumelos recheados com ovos de codorna

Ingredientes:

4 cogumelos de paris tamanho grande

4 ovos de codorna

Salsinha

Estragão

Manteiga

Sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)

Modo de fazer:

Limpe os cogumelos e retire os cabos. Ponha os cogumelos em uma panela com 1 cm de água ao fundo, salpicando salsinha e estragão em seu interior. Coloque um pequeno pedaço de manteiga em cada cogumelo e salgue. Corte os cabos em pedaços pequenos e distribua na água em volta aos cogumelos. Leve a panela ao fogo e cozinhe os cogumelos por 4 minutos ap&oacu,te;s a fervura da água.

Retire os cogumelos delicadamente com uma colher e ajeite-os em um refratário, com o caldo do cozimento em volta. Distribua por dentro deles os pedacinhos dos cabos cozidos. Quebre um ovo de codorna dentro de cada chapéu de cogumelo. Salgue ligeiramente outra vez e salpique a pimenta. Leve ao forno quente (200º) por 10 minutos e sirva em seguida.

Rendimento: 4 porções.

Cogumelos selvagens

Por Manu Buffara, chef do Hotel Deville Rayon

Ingredientes:

1 rabanete

3 folhas de mostarda crespa

3 cogumelo paris

2 uvas japonesas

2 alhos-poró

2 aspargos

Dill

Sal marinho

Azeite de pepita de uva

Cinza de pepino

1 pepino

Azeite de tomilho

Capim limão

Zimbro (minhonete)

Modo de fazer:

Passe o rabanete na mandolina e coloque no gelo. Reserve. Separe as folhas de mostarda, lave-as e também as mantenha no gelo. Em água fervente, coloque o alho-poró, por 8 minutos, retire e coloque no gelo. Abra o alho-poró, use apenas o meio dele (mesclum) e reserve.

Corte as pontas dos aspargos e reserve. Numa frigideira coloque um fio de azeite de pepita de uva e coloque as folhas de mostarda, apenas para murcharem. Na mesma frigideira faça igual com as pontas dos aspargos.

Coloque na frigideira azeite de pepita de uva, capim limão, zimbro moído e um pouco de casca de laranja lima. Coloque os cogumelos e deixe por 5 minutos, deixe em infusão por mais umas 7 horas, volte a esquentar e sirva.

Monte o prato da maneira que gostaria e coloque umas folhas de dill para refrescar e um pouco de sal marinho também. Para finalizar, caso goste, bata um pouco de sal, iogurte natural e creme de leite, jogue por cima do prato, fazendo contraste com o azeite de tomilho.

Cinza de pepino: use apenas a casca de pepino e coloque na brasa, deixe até que toste e depois passe pela peneira bem fina, passe umas 3 a 4 vezes até que vire pó.

Rendimento: 1 porção.

Hotel Deville Rayon Curitiba
Rua Visconde de Nacar, 1.424 – Centro
Telefone: (41) 2108-1100
Site: www.deville.com.br

Filé de tilápia com shiitake

Anacreon de Téos

Ingredientes:

400 g de filés de tilápia

2 colheres (chá) de sal

1 colher (chá) de sementes de erva-doce

3 grãos de pimenta-do-reino branca

250 g de shiitake

3 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 colher (sopa) de raspas de casca de limão cravo

Modo de fazer:

Lave os filés, seque e reserve. Coloque num pilão a metade do sal, as sementes de erva-doce e os grãos de pimenta-do-reino. Triture com o socador até obter uma farinha fina e tempere os filés de tilápia. Reserve.

Lave os shiitakes, elimine a parte mais dura dos pedúnculos e pique-os em tiras. Reserve.

Leve ao fogo uma frigideira antiaderente com 2 colheres (sopa) de azeite por 1 minuto ou até ficar bem quente. Disponha os filés de peixe com a parte da pele voltada para baixo e frite, apertando a superfície do peixe com uma espátula, por 2 a 3 minutos. Vire de lado e deixe por mais 1 minuto. Retire o peixe e reserve.

Na mesma frigideira, coloque o azeite restante, o shiitake, as raspas de limão e o restante do sal. Refogue, salteando de vez em quando, por 3 minutos, ou até o shiitake ficar macio. Retire do fogo e sirva com o filé de peixe.

Rendimento: 4 porções.

Fileto al cacciatore

Por Johnny Fagundes, chef do restaurante Scavollo

Ingredientes:

1 cebola inteira, picada

1 xícara de bacon

½ xícara de cogumelo paris, picados

½ xíca,ra de cogumelos em conserva, picados

3 xícaras de molho Rôti

2 colheres (sopa) de manteiga

2 colheres (sopa) de azeite

Sal

400 g de macarrão, tipo fettuccine 

600 g de mignon

Modo de preparo:

Molho

Refogue a cebola com azeite. Adicione o bacon e refogue até dourar. Adicione o molho Rôti e os cogumelos, deixando a mistura levantar fervura. Sal e pimenta a gosto.

Massa

Cozinhe a massa numa panela com água fervente e adicione 1 colher (chá) de sal grosso.

Mignon

Com a frigideira quente, frite o mignon na manteiga, até o ponto de sua preferência.

Por fim, monte o prato sirva.

Rendimento: 2 porções.

Restaurante Scavollo
Endereço: Rua Emiliano Perneta, 924 – Batel
Fone: (41) 3225-2244
Site: www.scavollo.com.br

Funghi recheado

Por Tânia Stebner, do restaurante Amicci

Domingos Salerno

Ingredientes:

120 g de fettucine pré-cozido

Para o cogumelo recheado:

100 g de cogumelos paris grandes (3 unidades)

250 ml de molho branco

25 g de bacon defumado finamente picado e pré-frito

Para a pasta de queijos:

(Todos os queijos, exceto o requeijão cremoso, devem ser finamente ralados)

80 g de queijo parmesão de boa qualidade

30 g de queijo tipo provolone

30 g de queijo tipo mussarela

30 g de requeijão cremoso

1 colher (café) de orégano

Preparo:

Cogumelo:

Selecione três unidades grandes de cogumelos paris, retire o talo e leve-os para cozinhar por aproximadamente duas horas ou até que escureçam. Separe-os e deixe esfriar.

Pasta de queijos

Em um recipiente misture todos os queijos secos. Adicione o requeijão cremoso e orégano, amasse delicadamente até formar uma pasta.

Montagem do Prato:

Recheie os cogumelos com a pasta de queijos e cubra-os com molho branco e o bacon preparado. Leve ao forno por 20 minutos a 180º C para gratinar.

Dica do chef:

Sirva o fettuccine na manteiga para valorizar os cogumelos.

Rendimento: 1 porção.

Restaurante Amicci
Rua XV de Novembro, 3.003 – Alto da XV
Fone: (41) 3363-1060

Prato contemporâneo de mignon e shiitake

Por Valdenir Barros, do Restaurante Kan

Ingredientes:

130 g de filé mignon

60 g de shiitake

Sal a gosto

Azeite de oliva

Molho teriyaki

Modo de preparo:

Corte o filé mignon e o shiitake em fatias.

Tempere o filé mignon com sal.

Para cada fatia de filé mignon, recheie com uma fatia de shiitake e faça um rolinho.

Frite os rolinhos na chapa com um fio de azeite de oliva

Sirva com molho teriyaki.

Rendimento: 1 porção

Restaurante KAN
Avenida Getúlio Vargas, 3.121 – Água Verde
Fone: (41) 3078-8000

Sanduíche Toulon

Por Cícero Gomes, chef do Josephine Bistrô (SP)

1 fatia de pão folha

20 g de shimeji

20 g de Shiitake

20 g de champignon

40 g de mussarela de búfala

1 xícara de shoyu

Preparo:

Refogue os cogumelos na manteiga e adicione 1 xícara de shoyu. Assim que o refogado estiver pronto, coloque no pão folha junto com o cream cheese. Enrole o pão como uma panqueca e leve ao forno até o queijo derreter. Acompanhe o prato com salada verde.

Josephine Bistrô
Rua Jaques Félix, 2,53 – Vila Nova Conceição (São Paulo)
Fone: (11) 3842-5891
Site: www.josephine.com.br

Sopa de cogumelo

Da Culinária Unilever

Ingredientes:

1 colher (sopa) de óleo

1 cebola pequena picada

200 g de cogumelo em conserva cortado em fatias

1 colher (chá) de sal

½ colher (chá) de pimenta-do-reino

2 colheres (sopa) de amido de milho Maizena

2 xícaras (chá) de leite

½ xícara de maionese Hellmann’s

Para salpicar

cheiro-verde picado

Modo de preparo:

Em uma panela média, aqueça o óleo em fogo médio e frite a cebola até dourar. Junte o cogumelo, o sal e a pimenta-do-reino. Refogue por 3 minutos.

Dissolva o amido de milho Maizena no leite e junte ao refogado. Cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, até engrossar.

Acrescente, aos poucos, a maionese Hellmann´s, mexendo delicadamente até a sopa ficar homogênea e cremosa. Salpique o cheiro-verde e sirva em seguida.

Variação

Substitua o cogumelo em conserva por cogumelo fresco. Nesse caso, deixe cozinhar por mais 5 minutos após colocar a água.

Rendimento: 6 porções.

Torta de cogumelos

Por Neide dos Passos, chef do Hotel Estância Betânia

Mauricio Geiring

Ingredientes:

Massa

400 g de farinha de trigo

200 g de margarina

50 g de iogurte natural

1 pitada de fermento Royal

Recheio

800 g de cogumelos frescos fatiados

400 g de tomate picado com pele e sem sementes

400 g de cebola picada

100 g de catupiry

Sal e pimenta a gosto

Cobertura

3 ovos

1 lata de creme de leite (200 g)

Modo de fazer:

Massa

Misture a farinha de trigo, a margarina, iogurte natural e a pitada de fermento, sove bem e forre uma forma redonda média. Reserve

Recheio

Refogue a cebola junto com o tomate e os cogumelos, acrescente o sal e pimenta e por ultimo junte o catupiry. Deixe esfriar e coloque dentro da forma, já forrada com a massa.

Cobertura

Bata no liquidificador os ovos e o creme de leite e coloque sobre o recheio. Asse em fogo médio por 30 a 40 minutos.

Rendimento: 8 porções.

Hotel Estância Betânia
Rua Francisco Coradin, 42 – Colombo
Fone: (41) 3666-4383

Vol-au-vent com creme de funghi

Receita desenvolvida pelo Centro de Culinária Arosa

Ingredientes:

8 vol-au-vent Arosa

Recheio

50 g de shiitake

50 g de funghi seco

2 colheres (sopa) de azeite

1 cebola picada

½ xícara de vinho branco

1 ½ colher (sopa) de farinha de trigo

150 g de creme de leite fresco

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer:

Refogue a cebola no azeite, junte o shiitake picado e o funghi hidratado. Deixe refogar, junte o vinho e os temperos. Quando estiver cozido, misture a farinha de trigo ao creme de leite e acrescente ao refogado. Deixe engrossar.

Recheie os vol-au-vent e leve ao forno pré-aquecido (180°C) por 10 a 15 minutos.

Cozinha Experimental Arosa
Site: www.arosa.com.br