Pela primeira vez na história, uma mulher assume um dos cargos de mais alto escalão na Polícia Civil. A delegada Charis Negrão Tonhosi assumirá a Corregedoria da Polícia Civil, órgão responsável por investigar a má conduta de policiais civis. Mais 29 delegados mudam de função ou de lotação esta semana.

continua após a publicidade

?Esta troca faz parte da filosofia de trabalho da atual administração para que as polícias sejam ?oxigenadas? e motivadas pela promoção. É proveitoso tanto para quem entra no novo cargo, que geralmente é mais importante que o anterior, quanto para quem sai, que vai para um novo local, com tarefas diferentes, trazendo novas idéias?, disse o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari.

A delegada Charis, que sai da Escola Superior de Polícia Civil (ESPC), assumirá a corregedoria da instituição a partir desta segunda-feira (09). Quem assume a Escola é o delegado Cláudio Fernando da Cunha Telles, que estava na Divisão de Infra-Estrutura. O atual corregedor, Paulo José Brenny, irá para a Assessoria de Relações com a Comunidade. O delegado Francisco José Batista da Costa, que está na Divisão de Infra-estrutura, assumirá o cargo de Delegado Geral Adjunto, ocupado hoje por Edison de Faria Pilati.

No interior, o delegado Jurandir Gonçalves André deixa a delegacia de Londrina para trabalhar na Divisão Policial do Interior. Quem assume a função é o delegado Sérgio Luiz Barroso. O delegado Luiz Alberto Cartaxo Moura, da Delegacia de Homicídios, assume a chefia da Divisão Policial do Interior.

continua após a publicidade

?Essas mudanças de cargo são necessárias para a polícia. No ano passado, fizemos muitos remanejamentos. O mais marcante foi em Foz do Iguaçu, quando descobrimos o esquema de corrupção envolvendo o delegado chefe da subdivisão e colocamos o delegado Márcio Vinícius Ferreira Amaro para substitui-lo?, justificou o secretário.

Somente o novo delegado para a delegacia de São José dos Pinhais ainda será definido nos próximos dias. As trocas de cargo acontecerão gradativamente, de acordo com a disponibilidade de mudança dos delegados.

continua após a publicidade