A Escola Superior da Polícia Civil do Paraná promoverá, a partir de setembro, a primeira pós-graduação em Gestão de Segurança Pública para delegados de polícia. O curso foi anunciado pelo secretário da Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari, durante da reunião da operação ?Mãos Limpas?. Segundo o governador Roberto Requião, o curso faz parte dos investimentos em segurança no Paraná. ?Este curso é fundamental para a polícia estar bem preparada para as ações de segurança. Estamos investindo não só em infra-estrutura, mas em capacitação para os nossos policiais?, disse Requião.

continua após a publicidade

Segundo Delazari, o curso é pioneiro na área de segurança pública do Brasil. ?Somos a primeira escola de polícia com autonomia para treinarmos e certificarmos o curso de pós-graduação. As outras escolas do país necessitam do apoio de Universidades para especializar seus policiais?, explicou. A Escola é credenciada pelo Conselho Estadual de Ensino.

O curso será dividido em 3 módulos. O primeiro, sobre ?Processos Administrativos?, ofertará 80 vagas e começa no dia 1º de setembro e termina no dia oito de outubro. O período é integral e as aulas serão ministradas nas quintas-feiras, sextas-feiras e sábados. As inscrições estão abertas até o dia 25 deste mês.

O segundo módulo acontece em março de 2006, sobre ?Gerenciamento Policial?. O último começa em maio do ano que vem e vai falar sobre ?Planejamento Estratégico?. ?Quem concluir os três módulos e apresentar a monografia terá o certificado de especialização de ?Gestão em Segurança Pública??, disse a diretora da Escola, a delegada Charis Negrão Tognosi.

continua após a publicidade

Segundo Charis, a especialização possibilitará aos policiais uma futura promoção. ?O curso é indicado para delegados de 4ª, 3ª e 2ª classes para que futuramente possam ser promovidos?, explicou. Segundo ela, um dos requisitos para a promoção é a participação em cursos que qualifiquem melhor o profissional de segurança.