Delegado diz que indiciará Palocci por crimes em Ribeirão Preto

O delegado seccional de Ribeirão Preto, Benedito Antonio Valencise, afirmou hoje que irá indiciar o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci pelos crimes de falsidade ideológica, peculato, corrupção de agentes públicos, formação de bando ou quadrilha e superfaturamento. O delegado investiga esses crimes, praticados durante a segunda gestão de Palocci na Prefeitura de Ribeirão (2001-2002), nos contratos de limpeza urbana. "Não há por que não indiciá-lo. Não muda nada no inquérito, há provas dos crimes e reafirmo tudo que declarei na CPI (dos Bingos)", disse.

O delegado informou ainda que o indiciamento de Palocci deve ser feito junto com seu depoimento, a ser marcado em breve. O inquérito que apura os crimes deveria ser encerrado até o final deste mês, mas deve ser prolongado em virtude da demissão do ministro da Fazenda.

Já o promotor do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), Aroldo Costa Filho, que acompanha as investigações na esfera criminal, afirmou que irá esperar a conclusão das investigações do delegado seccional para oferecer ou não denúncia contra o ex-ministro.

Costa Filho lembrou ainda que ações criminais, que foram arquivadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) durante o período que Palocci foi ministro, podem ser reabertas, caso existam novas provas.

Além dos inquéritos criminais, Palocci deve ser ouvido ou indiciado também pelo Ministério Público de Ribeirão Preto nas ações civis públicas movidas contra a sua administração.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo