Uma delegação de Gana, composta por 13 técnicos e liderada pelo vice-ministro de Transporte do país, Magnus Opare Asamoah, esteve na Prefeitura de Curitiba nesta sexta-feira (18), para conhecer o sistema de transporte local e trocar experiências com os técnicos da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), empresa gerenciadora do sistema.
Durante encontro com o secretário municipal de Relações Internacionais, Eduardo Guimarães, o vice-ministro de Governo da capital ganesa, Acra, Abraham Dwuma Odoom, disse que a experiência curitibana é referência internacional e poderá ser implantada na cidade.
Em Curitiba, a delegação visitou ainda a Urbs, onde assistiu a uma palestra e fez uma exposição aos técnicos locais sobre o transporte em Acra.
A cidade
Acra, capital de Gana tem cerca de 3 milhões de habitantes, dos quais 1,6 milhão vivem no centro urbano. A maior cidade do país e centro administrativo, de comunicações e econômico, se localiza na costa do Golfo da Guiné. A capital concentra indústrias madeireiras, têxteis, de alimentos e de produtos químicos.
A origem de Acra remonta a um forte português que existiu entre 1557 e 1578, mas se desenvolveu em torno de fortalezas inglesas e holandesas construídas no século XVII. Em 1877, passou a ser capital da Costa do Ouro, então possessão britânica.
Acra ocupa área de 3,2 mil quilômetros quadrados, com densidade demográfica de 895,45 habitantes por quilômetro quadrado.
O país
Com área de 238.540 quilômetros quadrados, Gana tem cerca de 20 milhões de habitantes. Presidido por John Kufuor, tem Produto Interno Bruto (PIB) per capita de 2 mil dólares. A economia do país se apóia na extração de ouro, madeira e cacau.
O país situa-se no Golfo de Guiné, na África ocidental, alguns graus apenas a Norte do Equador. Tem 540 quilômetros de costa, e o ponto mais elevado fica a 883 metros, com mais da metade do país a menos de 150m acima do nível do mar. Ao norte, faz fronteira com a Costa do Marfim.
Além do Brasil, a comitiva de Gana visitou Londres, na Inglaterra, e Bogotá, na Colômbia. Em Bogotá, conheceram o sistema Transmilenio, semelhante ao de Curitiba.