O presidente da CPI dos Correios, senador Delcídio Amaral (PT-MS), disse há pouco, em entrevista ao programa "Bom Dia, Brasil", da TV Globo, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não sabia do esquema de caixa 2 praticado pelo ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, ao longo dos últimos anos. Ele também não confirmou que o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu soubesse do esquema, preferindo aguardar a análise de documentos que a CPI ainda fará.
"Nós mesmos, do PT, não tínhamos conhecimento disso", afirmou Delcídio, quando questionado se Lula, de quem é amigo e que o queria como presidente da CPI, sabia do esquema. "Até que isso foi motivo de um longo debate, inclusive um debate público. Que dirá o presidente Lula. Nós, que vivemos o dia-a-dia do partido, não sabíamos".
Questionado se José Dirceu sabia do esquema, Delcídio foi cauteloso. "Nós estamos analisando", afirmou. "São muitos documentos. Agora, efetivamente, a CPI entra numa fase diferente. Nós tivemos, ao longo das últimas semanas, muitas oitivas.
Agora nós estamos olhando os documentos e, efetivamente, junto com os demais parlamentares, vamos fazer uma avaliação completa de quem tem relação com isso que nós estamos apurando".