Antes de embarcar numa jornada de pós-graduação, o profissional deve fazer no mínimo duas perguntas obrigatórias: quais são seus objetivos e desejos pessoais. Respondido isso de foma clara, fica mais fácil definir o perfil da atualização.
No mundo corporativo, a pós lato sensu é uma das mais procuradas, já que promove especialização com alguma tendência mercadológica. É um curso mais prático, com ênfase no suprimento de necessidades corporativas. É ideal para quem já quer sair da faculdade especializado em uma das áreas de seu conhecimento.
Cursos de MBA (Master in Business Administration) também disputam a preferência dos profissionais. O público alvo são pessoas que já atuam no mercado de trabalho por pelo menos cinco anos, que buscam a especialização para turbinar a carreira. A clientela é formada basicamente por executivos de grandes empresas.
Já na área acadêmica, o profissional interessado em ampliar a sua formação não tem muitas dúvidas. Deve procurar um pós stricto sensu, composta por mestrado e doutorado. Através desses cursos são formados professores e pesquisadores de universidades. Quanto mais intelectuais estiverem produzindo, maior é o prestígio das instituições.
Fazer uma pós é uma decisão importante. Por isso, a escolha da instituição deve ser criteriosa. Afinal, o resultado deste curso vai depender o sucesso profissional ou não dos formandos.