Déficit da Previdência é problema do Tesouro, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a questão do déficit previdenciário é um problema do Tesouro Nacional, e não da Previdência. A afirmação foi feita em resposta a questionamento em relação a uma reunião nesta terça-feira (28) do presidente com representantes do PDT. O presidente do partido, Carlos Lupi, que participou do encontro, informou que Lula teria sido taxativo em dizer que não fará uma reforma da Previdência.

Lula explicou que o déficit nas contas previdenciárias se refere a decisões definidas na Constituição de 1988, como a inclusão de sete milhões de trabalhadores rurais no sistema previdenciário. Ele citou ainda outros benefícios, como a Lei Orgânica de Assistência Social e o Estatuto do Idoso. "O Congresso aprovou aumento de gastos que são do Tesouro. Temos que encontrar uma saída para o déficit do Tesouro", disse Lula. "Jogar isso na Previdência é uma injustiça.

O presidente destacou que o governo trabalha no sentido de melhorar as contas da Previdência por meio de medidas como o recadastramento. "Estamos andando", disse Lula, que em nenhum momento afirmou explicitamente se fará ou não algum tipo de reforma previdenciária.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo