O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a questão do déficit previdenciário é um problema do Tesouro Nacional, e não da Previdência. A afirmação foi feita em resposta a questionamento em relação a uma reunião nesta terça-feira (28) do presidente com representantes do PDT. O presidente do partido, Carlos Lupi, que participou do encontro, informou que Lula teria sido taxativo em dizer que não fará uma reforma da Previdência.
Lula explicou que o déficit nas contas previdenciárias se refere a decisões definidas na Constituição de 1988, como a inclusão de sete milhões de trabalhadores rurais no sistema previdenciário. Ele citou ainda outros benefícios, como a Lei Orgânica de Assistência Social e o Estatuto do Idoso. "O Congresso aprovou aumento de gastos que são do Tesouro. Temos que encontrar uma saída para o déficit do Tesouro", disse Lula. "Jogar isso na Previdência é uma injustiça.
O presidente destacou que o governo trabalha no sentido de melhorar as contas da Previdência por meio de medidas como o recadastramento. "Estamos andando", disse Lula, que em nenhum momento afirmou explicitamente se fará ou não algum tipo de reforma previdenciária.