Um grupo de pessoas portadoras de deficiência física testou nesta quinta-feira (24) a pista tátil da calçada em frente ao prédio do Ministério da Fazenda, na avenida Marechal Deodoro. O convite para o teste foi feito pelo administrador regional da Matriz, Omar Akel.
Cegos e paraplégicos (cadeirantes) percorreram os 100 metros de calçada para avaliar o modelo implantado recentemente pelo Ministério da Fazenda, que atende as necessidades dessa parcela da população. Eles observaram desde a largura da pista até o tipo de material usado.
"Foi muito proveitosa essa visita técnica, pois conseguimos juntar informações valiosas que poderão ser incorporadas em outros projetos de planejamento de calçadas, e até mesmo mobiliário urbano da prefeitura", declarou Akel.
A iniciativa de testar a calçada e o projeto feito pelo Ministério da Fazenda e submetido à aprovação do IPPUC, foram elogiados pelos deficientes que fizeram algumas considerações para ajuste, como por exemplo a posição das rampas para cadeiras de rodas.
"É o tipo de iniciativa que todos deveriam seguir, pois além de valorizar o comércio e a cidade cumpre na prática o direito de cidadania a todos, deficientes ou não", disse o presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná, Mauro Nardine.
O pavimento da pista é quase todo de blocos de concreto, com a pista tátil no meio. Próximo à rua a calçada é de petit-pave. Os blocos de concreto, segundo Nardine são mais resistentes e antiderrapantes. "Além dos cadeirantes, também são beneficiados idosos, gestantes, crianças, enfim, o cidadão comum",afirma Nardine.
Segundo o administrador da Matriz, as sugestões feitas durante a visita serão submetidas à avaliação do IPPUC, responsável pelos projetos de calçamento. A proposta que está sendo estudada pela prefeitura é promover a melhoria das calçadas na Marechal Deodoro, em todo seu trecho, através de parceiras com a iniciativa privada.