O deputado Odílio Balbinotti (PMDB-PR), escolhido para ocupar o cargo de ministro da Agricultura, divulgou uma nota, assinada por seu advogado, Aristides Junqueira, ex-procurado-geral da República, para explicar o inquérito no qual é investigado, no Supremo Tribunal Federal (STF), por suposto crime de falsidade ideológica.
Afirma a nota: "Os fatos em apuração referem-se a suposto crime que teria ocorrido em 1996 e que está relacionado com a atividade de produtor rural do sr. Odílio Balbinotti. Todavia, tal fato ocorreu quando ele já era deputado federal e não mais administrava sua empresa rural, pois, desde seu primeiro mandato como deputado, nomeou procuradores para gerirem seus negócios."
Ainda de acordo com o documento, Balbinotti já prestou esclarecimentos à Polícia Federal e aguarda "com tranqüilidade o resultado das apurações, sempre com o maior respeito ao Supremo Tribunal Federal, ao Ministério Público Federal e à Polícia Federal, cujo critério de justiça é inquestionável. A nota conclui afirmando que são apenas essas as informações possíveis a respeito do assunto, já que o inquérito no STF corre sob segredo de Justiça, e que os dados são confidenciais "para afastar quaisquer prejuízos à investigação.