A Defesa Civil Estadual divulgou nesta sexta-feira que já retirou 56 famílias, com os seus pertences, de casas que ficavam na periferia de União da Vitória. Devido ao aumento do nível do Rio Iguaçu, que está 3,53 metros acima do normal, muitas residências daquela região foram atingidas.

continua após a publicidade

Segundo o tenente Douglas Konflanz, a retirada das famílias próximas ao rio foi realizada em caráter preventivo. ?Vinte e sete delas estão alojadas no Parque de Exposição da cidade e as outras foram para a casa de familiares e amigos?, contou.

O tenente ainda informou que a Defesa Civil Municipal doou alimentos, cobertores e roupas para os mais necessitados e que o município cedeu médicos para atender à população atingida. ?Cerca de 50 pessoas, entre elas, soldados do Exército, estão trabalhando para atender à população desabrigada. E a Copel monitora a todo o instante o nível do Rio Iguaçu?, disse ele.

As fortes e constantes chuvas sobre o Estado, principalmente na Região Metropolitana de Curitiba, onde nasce o Rio Iguaçu, desencadeou o aumento do nível do rio. A Defesa Civil Estadual orienta à população que mora próximo a rios, que sempre observe o nível da água em caráter preventivo. ?Se a pessoa perceber que está subindo demais, avise a Defesa Civil e tire seus pertences do local. Saia com antecedência para não deixar a situação se agravar?, avisou o tenente.

continua após a publicidade

Simepar

Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, a previsão para União da Vitória é de tempo instável até domingo. ?O sol pode aparecer, mas haverá várias pancadas de chuva?, informou o meteorologista Marcelo Brauer. Para ele, o problema do aumento do nível do Rio Iguaçu deve permanecer enquanto não parar de chover na região de Curitiba, na cabeceira do rio. ?Nós estamos mantendo o Estado em alerta, mas nos próximos dias as chuvas serão de fraca intensidade, por isso, não deve subir muito?, contou.

continua após a publicidade

O meteorologista também informou que, na terça-feira, o sol deve aparecer. Enquanto isso, a previsão é de tempo instável e chuvas em várias regiões do Paraná.