Defesa Civil promove atualização em situação de emergência

Cursos de atualização em Defesa Civil foram ministrados, ao longo das duas últimas semanas, em todas as Administrações Regionais, por técnicos da Secretaria Municipal da Defesa Social e Instituto Municipal de Administração Pública (Imap). Participaram dos cursos, encerrados nesta quinta-feira (11) nas regionais Matriz e Portão, integrantes da coordenadoria municipal da defesa civil, chefes dos núcleos da Prefeitura nas regionais, diretores de escolas e representantes de associações de moradores.

"A iniciativa faz parte das ações que a administração do prefeito Beto Richa vem executando para reforçar a segurança dos cidadãos", explica o secretario municipal da Defesa Social, Itamar dos Santos. "Reforçar a proteção e garantir tranqüilidade ao cidadão é um dos compromissos do prefeito Beto Richa", afirmou.

O objetivo, explica a administradora regional do Boa Vista, Janaína Lopes Gehr, é facilitar ações conjuntas na prevenção a situações de risco e no atendimento em emergências como, por exemplo, em casos de vendavais, chuvas intensas e granizo. Outra ponta do trabalho é atuar na prevenção a prejuízos ao meio ambiente, trabalhando temas como conservação e preservação ambiental.

Na Regional Boa Vista, nesta semana, cerca de 100 pessoas participaram do curso. A programação, afirma Janaína, é voltada a incentivar a ação integrada envolvendo comunidade, Estado e Município na identificação e solução de problemas. O representante do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná do 1O.Agrupamento, Capitão Jair Pereira, também destaca como um dos grandes resultados do programa "o envolvimento de todos: comunidade, governos estadual e municipal em momentos em que as providências precisam ser tomadas de imediato".

Segundo ele, a participação de dirigentes das associações de moradores tem grande importância porque eles estão em contato direto com a população nos bairros da cidade. Luiz Tadeu Seidil Bernardina, presidente da Associação de Moradores do Bacacheri, afirma que a iniciativa é muito importante para a comunidade. "Cursos que levem as pessoas a conhecer ações dessa natureza são primordiais, porque estamos aprendendo a nos prevenir e como deve ser nosso comportamento diante de situações de risco, para colaborar com os trabalhos da Defesa Civil".

Além das palestras e atividades em grupo o encerramento foi um espetáculo à parte, com apresentação de peça de teatro de fantoches, do Departamento de Promoção da Defesa Comunitária da secretaria, traduzindo de forma bem humorada e divertida os fundamentos da defesa civil.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo