Cursos de atualização em Defesa Civil foram ministrados, ao longo das duas últimas semanas, em todas as Administrações Regionais, por técnicos da Secretaria Municipal da Defesa Social e Instituto Municipal de Administração Pública (Imap). Participaram dos cursos, encerrados nesta quinta-feira (11) nas regionais Matriz e Portão, integrantes da coordenadoria municipal da defesa civil, chefes dos núcleos da Prefeitura nas regionais, diretores de escolas e representantes de associações de moradores.
"A iniciativa faz parte das ações que a administração do prefeito Beto Richa vem executando para reforçar a segurança dos cidadãos", explica o secretario municipal da Defesa Social, Itamar dos Santos. "Reforçar a proteção e garantir tranqüilidade ao cidadão é um dos compromissos do prefeito Beto Richa", afirmou.
O objetivo, explica a administradora regional do Boa Vista, Janaína Lopes Gehr, é facilitar ações conjuntas na prevenção a situações de risco e no atendimento em emergências como, por exemplo, em casos de vendavais, chuvas intensas e granizo. Outra ponta do trabalho é atuar na prevenção a prejuízos ao meio ambiente, trabalhando temas como conservação e preservação ambiental.
Na Regional Boa Vista, nesta semana, cerca de 100 pessoas participaram do curso. A programação, afirma Janaína, é voltada a incentivar a ação integrada envolvendo comunidade, Estado e Município na identificação e solução de problemas. O representante do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná do 1O.Agrupamento, Capitão Jair Pereira, também destaca como um dos grandes resultados do programa "o envolvimento de todos: comunidade, governos estadual e municipal em momentos em que as providências precisam ser tomadas de imediato".
Segundo ele, a participação de dirigentes das associações de moradores tem grande importância porque eles estão em contato direto com a população nos bairros da cidade. Luiz Tadeu Seidil Bernardina, presidente da Associação de Moradores do Bacacheri, afirma que a iniciativa é muito importante para a comunidade. "Cursos que levem as pessoas a conhecer ações dessa natureza são primordiais, porque estamos aprendendo a nos prevenir e como deve ser nosso comportamento diante de situações de risco, para colaborar com os trabalhos da Defesa Civil".
Além das palestras e atividades em grupo o encerramento foi um espetáculo à parte, com apresentação de peça de teatro de fantoches, do Departamento de Promoção da Defesa Comunitária da secretaria, traduzindo de forma bem humorada e divertida os fundamentos da defesa civil.