A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou hoje alerta meteorológico à Defesa Civil de São Paulo, do Paraná e de Santa Catarina a fim de prevenir contra chuvas fortes que, hoje, devem atingir esses estados.

continua após a publicidade

Segundo a meteorologista da Sedec Cristina Lourenço, o centro e o leste de São Paulo, o centro-leste de Santa Catarina, o leste e o nordeste do Paraná deverão ser as regiões mais atingidas pela chuva. A Sedec recomenda que a população evite a permanência em áreas sob risco de alagamento, escorregamento de pedras e deslizamento de terra – baixadas, morros e encostas.

A chegada de uma massa de ar frio e seco, de hoje até quinta-feira, fará a temperatura máxima cair em 10 graus centígrados (ºC) no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro. Os moradores de São Paulo e de Minas Gerais perceberão essa variação de amanhã até sexta-feira. Nos seis estados, a mudança será bastante sensível por conta do forte calor dos últimos dias.

Os órgãos estaduais de defesa civil podem orientar a comunidade sobre como se proteger de eventos meteorológicos extremos. A Sedec divulga os alertas meteorológicos a fim de incentivar a prática de medidas preventivas pela população e pelos governos municipais e estaduais. O objetivo é evitar perdas de vidas e minimizar os danos ao patrimônio.

continua após a publicidade