Defesa Civil alerta que frente fria provoca temporais na região Sul

Brasília – Entre o fim da tarde de sábado e no domingo (24 e 25/06), áreas de instabilidade associadas ao deslocamento de uma nova frente fria pelo Rio Grande do Sul provocam chuvas no oeste e centro-sul do Estado. No fim da tarde e noite de domingo (25/06), a previsão indica a ocorrência de chuva forte principalmente no meio-oeste catarinense, no sudoeste paranaense e no sul do Mato Grosso do Sul. Em alguns momentos, há risco de temporais isolados com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento de até 70 Km/h no Rio Grande do Sul e de até 60 km/h no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. O alerta foi enviado hoje pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, às defesas civis dos quatro estados.

Na segunda-feira (26/06), a frente fria avança pelo Sul do Brasil, provocando chuva em toda a região Sul, inclusive persistindo as condições de temporais isolados (chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento de até 70 km/h), especialmente no leste e norte gaúcho, do oeste ao sul de Santa Catarina e no sudoeste e centro-oeste do Paraná. A partir de segunda-feira, o mar estará muito agitado no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Portanto, são desaconselháveis as atividades de navegação.

A Sedec ressalta que, mesmo com o risco de temporais, estes acontecem de forma isolada, e não devem reverter os efeitos da estiagem, mas apenas amenizá-la nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

A Defesa Civil recomenda orientar a população para evitar áreas de alagamentos e para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitar trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados, e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios.

Com a divulgação de alertas, a Sedec busca evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. Dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe) subsidiaram os avisos de temporais para os estados de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Paraná. O alerta para o Rio Grande do Sul foi baseado em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo