Brasília – A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou nesta sexta-feira (1) alertas para as defesas civis do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná a fim de prevenir sobre a ocorrência, entre sábado e domingo (02 e 03/09), de chuva forte, raios, ventos, baixa temperatura e mar agitado. Nesse período, os ventos deverão atingir a velocidade de 80 quilômetros por hora (km/h) no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, e de até 70 km/h no Paraná.

continua após a publicidade

Neste sábado e domingo (02 e 03/09), a formação de um ciclone extra tropical sobre o mar, na altura do litoral do Rio Grande do Sul, intensifica os ventos sobre os estados gaúcho, catarinense e paranaense. Alerta-se que as rajadas de vento poderão ficar entre 60 e 80 km/h, especialmente nos litorais gaúcho e catarinense e no Planalto Sul de Santa Catarina. No litoral paranaense, os ventos poderão ficar entre 50 e 70 km/h. No sábado (02/09), além do vento forte ainda poderá ocorrer chuvas fortes. Sobre o oceano, as rajadas de vento são mais fortes e poderão atingir os 100 km/h, deixando o mar bastante agitado, com altura das ondas em torno de 4 metros no sábado (02/09) e em torno dos 5 metros no domingo (03/09) nos litorais gaúcho e catarinense. No litoral paraense, os ventos poderão atingir os 80 km/h, deixando mar bastante agitado com ondas de 3 metros no sábado e de 4 metros no domingo. Há risco inclusive de ressaca nas praias da Região Sul.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda orientar a população para evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra ventos fortes e desaconselha a navegação de pequenas e médias embarcações durante o fim de semana e a segunda-feira (02 a 04/09).

Frio intenso

Com a chegada de uma nova massa de ar polar no sul do País, o frio volta a intensificar neste sábado (02/09), alerta-se para frio intenso, com queda acentuada de temperatura em torno de 15 graus, no Rio Grande do Sul. No domingo (03/09), o frio atingirá Santa Catarina, com temperatura em torno de 15 graus, e o Paraná, com temperatura em torno de 12 graus. Ressalta-se que a sensação térmica neste final de semana será de temperaturas ainda mais baixas devido aos ventos fortes do quadrante sul.

continua após a publicidade

Nas madrugadas dos dias 04 e 05/09 (segunda e terça-feira) há risco de geada nos três estados da Região Sul. Sendo assim, a Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda orientar os agricultores para que tomem as medidas preventivas necessárias para minimizar os efeitos da geada. Também é importante uma atenção especial aos moradores de rua, durante este final de semana e início da próxima.

A Sedec ressalta mais uma vez que, ciclone extratropical atinge a região Sul normalmente entre os meses de abril e setembro, e não é semelhante em intensidade ao Furacão Catarina que atingiu SC e RS, no mês de março de 2004.

continua após a publicidade

O objetivo da Sedec com a divulgação de alertas é evitar a perda de vidas, danos ambientais e ao patrimônio e incentivar a adoção de medidas preventivas pela população e pelos governos estaduais e municipais. Informações meteorológicas do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe) orientaram os avisos da Secretaria Nacional de Defesa Civil sobre a previsão de temporais nos três estados.