Alertas da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, foram enviados hoje (20) aos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com o objetivo de prevenir sobre a ocorrência, entre amanhã (21) e sexta-feira, de chuva forte, raios e ventos com velocidade de até 80 quilômetros horários.
Informações meteorológicas do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe) indicam que na sexta-feira (22) um ciclone extratropical poderá provocar ventos intensos no sul, no sudeste e no centro do Rio Grande do Sul. O fenômeno, explica a Defesa Civil, é comum na região e diferente do Catarina, que em março de 2004 atingiu cidades catarinenses e gaúchas e foi comprovado pelos pesquisadores como o primeiro furacão da América do Sul.
De acordo com a secretaria, os temporais poderão atingir pontos isolados dos três estados, especialmente o norte gaúcho; a área que vai do oeste ao sul catarinense e o oeste, o sudoeste e o sul do paranaense. A recomendação é de que a população evite a permanência em locais que ofereçam risco de alagamento, deslizamento de terra e escorregamento de pedras (zonas ribeirinhas, baixadas, morros e encostas), além de buscar abrigo em construções sólidas.