A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil informa que o Paraná fica em Estado de Atenção, nesta quinta e sexta-feira (14 e 15), devido aos baixos índices de umidade relativa do ar registrados nos últimos dias. Segundo avaliação da Coordenadoria, em algumas regiões pode ser constatado o Estado de Alerta, sobre tudo no Norte Pioneiro.  ?Esse quadro de baixa umidade provoca conseqüências a saúde humana e ao meio ambiente?, avisou o tenente Eduardo Gomes Pinheiro, chefe da Seção Operacional da Defesa Civil.

continua após a publicidade

Com a baixa umidade do ar, ou seja, as pessoas podem sentir garganta e narinas secas, irritação nos olhos, pele e lábios ressecados, podendo ocorrer, inclusive,  sangramento pelo nariz. Esses sintomas se agravam durante exercícios físicos ou esforços realizados, principalmente, das 10h às 16h. Também é registrado aumento dos casos de pneumonia, asma, rinite, sinusite e problemas respiratórios, principalmente em crianças.
   
A Defesa Civil orienta que se evitem exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h e, para melhorar, a umidade do ar em ambientes, pode-se utilizar vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água. ?As pessoas devem, preferencialmente, ficar em lugares protegidos do sol e, caso necessário, procurar um médico?, completou Pinheiro.

Florestas 

Além dos riscos à saúde, a Defesa Civil alerta sobre o aumento de incêndios em todo o Estado. O Corpo de Bombeiros atendeu de janeiro até final de agosto 7.106 ocorrências. Durante 2005, foram atendidos 4.465 casos.

continua após a publicidade

No mês de setembro, os índices são ainda piores, pois já foram registrados 424 casos, apenas nos 12 primeiros dias, enquanto que, no mesmo período do ano passado, foram registradas 124. Os fatores que contribuíram para esses números foram a estiagem, geadas, baixa umidade relativa do ar e a ação das pessoas que colocam fogo na vegetação ou soltam balões.

Em Curitiba e Região Metropolitana, somente nesta quinta-feira (14), até as 15h, foram registradas 89 ocorrências de incêndios florestais, número que representa o triplo do registro médio dos últimos três dias na região.

continua após a publicidade

Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros deve ser chamado pelo telefone 193 ou, para denunciar queimadas, a Força Verde 0800-643-0304.