continua após a publicidade

  Aliocha Maurício / GPP

O temporal poderá ser de forte intensidade e acompanhado de rajadas de vento de até 70km/h e de descargas elétricas.

Brasília ? A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou nesta sexta-feira (07/06) alertas de chuva forte para as defesas civis dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Neste sábado e domingo (08 e 09/07), a chegada de uma nova frente fria organiza nuvens carregadas sobre o Rio Grande do Sul, provocando pancadas de chuva no Estado. Alerta-se que a chuva poderá ser de forte intensidade e acompanhada de rajadas de vento de até 70km/h e de descargas elétricas, especialmente no sul, centro, oeste e noroeste gaúcho.

continua após a publicidade

No domingo (09/07), a frente fria chega aos demais estados da região Sul, em São Paulo e no Mato Grosso do Sul. As pancadas de chuva poderão ser de forte intensidade e acompanhadas de rajadas de vento de até 70km/h e de descargas elétricas, especialmente do oeste e sudoeste paranaense, do oeste ao planalto catarinense, no sul e oeste paulista, no sul do Mato Grosso do Sul e na região de Ponta Porã (MS).

A Defesa Civil recomenda orientar a população para evitar áreas de alagamentos e para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitar trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados, e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios.

continua após a publicidade

Com a divulgação de alertas, a Sedec busca evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. Dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) subsidiaram os avisos de chuva forte para os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os alertas para os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo foram baseados em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).