Brasília – A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional divulgou, há pouco, nota informando sobre a ocorrência de chuvas fortes desta sexta-feira (12) até segunda-feira (15) nos estados do Piauí, Maranhão, Bahia, Tocantins e Paraná e informa que a Zona de Convergência do Atlântico Sul continuará a provocar chuva forte nas regiões Centro-Oeste e Sudeste.

continua após a publicidade

Para nesta sexta-feira (12), estão previstas chuvas no centro-sul do Maranhão e do Piauí. Amanhã (13), a frente fria mantém a chuva forte no norte do Paraná. De amanhã até domingo (14), haverá pancadas de chuva no centro-sul de Tocantins e no oeste e centro-sul da Bahia.

No Centro-Oeste, a chuva deve atingir amanhã o leste de Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul. Domingo a previsão é de chuva em todas as regiões de Mato Grosso, principalmente no leste, centro e norte do estado. Domingo e segunda-feira,  deve continuar chovendo no centro-norte de Mato Grosso do Sul. No Distrito Federal e em Goiás, a chuva deve continuar até segunda-feira.

Na Região Sudeste, a previsão é de chuva hoje no centro-sul do Rio de Janeiro e amanhã e domingo em todas as regiões do estado. Deve chover amanhã em todas as regiões de São Paulo e no centro-sul do Espírito Santo. De domingo a segunda-feira, a chuva deve  continuar no norte de São Paulo e atingir todas as regiões do Espírito Santo. Minas Gerais deverá ter chuva forte até segunda-feira, especialmente nas regiões do Triângulo Mineiro, Alto São Francisco, Metalúrgica/Campos das Vertentes e noroeste do estado.

continua após a publicidade

Segundo a Sedec, em alguns momentos, a chuva poderá vir acompanhada de descargas elétricas na Bahia, no Piauí e no Maranhão. No Distrito Federal e nos demais estados, poderá vir acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento de até 60 quilômetros por hora.

Informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) serviram de base para os alertas enviados ao Piauí, Maranhão, Tocantins e Bahia. O alerta ao Paraná teve como base em informações do Centro de Previsão de Tempo (Cptec). O Distrito Federal e os demais estados tiveram o alerta baseado em informações do Inmet e do Cptec.

continua após a publicidade