Brasília – A Secretaria Nacional da Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou, há pouco, alerta de chuva forte aos estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, ale ao Distrito Federal.
Para esta segunda-feira (26), na Região Norte, a previsão é de chuva forte no Amazonas, Acre e Pará, provocada por áreas de instabilidade tropical, com formação de nuvens carregadas. Em alguns momentos, a chuva pode vir acompanhada de descargas elétricas, principalmente no centro-oeste do Pará.
Na Bahia, a previsão para esta segunda-feira também é de chuva, com risco de temporal no oeste baiano.
No Centro-Oeste, pode chover no Distrito Federal e nos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em alguns momentos, a chuva poderá ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas e ventos fortes, especialmente no norte de Mato Grosso. Também está prevista queda de granizo em Goiás e Mato Grosso do Sul. Amanhã (27), a chuva deve continuar no Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso do Sul. No sudoeste goiano e no centro, leste e nordeste de Mato Grosso do Sul, a previsão é de chuva até quarta-feira (28).
Em São Paulo e Minas Gerais, deve chover forte hoje e amanhã. Amanhã é possível ocorrerem no estado temporais isolados, com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento de até 60 quilômetros por hora. São Paulo e Minas Gerais podem ter hoje queda de granizo. Para amanhã, a previsão é de mais chuvas no Triângulo Mineiro e de chuva forte, quarta-feira, no centro-oeste de São Paulo.
Hoje, chuvas ocasionadas por áreas de instabilidade associadas à frente fria no Uruguai atingem o sul do Rio Grande do Sul e provocam pancadas de chuva no estado. Segundo a Sedec, em alguns momentos há risco de temporais com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento entre 50 e 60 quilômetros horários.
Os alertas emitidos para Mato Grosso do Sul e São Paulo foram baseados em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) e os demais alertas, em informações do Cptec.