A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil informa que nesta quarta-feira (06) os índices de umidade relativa do ar podem ficar abaixo dos 20%, caracterizando o chamado ?estado de atenção?. Segundo a Defesa Civil, o normal é a umidade relativa do ar ficar em torno de 80% a 85% para a maioria das cidades paranaenses.
Quando a umidade relativa, ou seja, a quantidade de vapor de água no ar atmosférico cai a índices inferiores a 30%, a maioria das pessoas percebe alguns sintomas como:
– complicações respiratórias devido ao ressecamento de mucosas;
– sangramento pelo nariz;
– ressecamento da pele;
– irritação dos olhos;
– eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos;
– aumento no potencial de incêndio nas pastagens e florestas.
Segundo o SIMEPAR essa queda ocorrerá em função da massa de ar seco que está sobre o Estado. Portanto, as recomendações que auxiliam a reduzir os efeitos são:
– procurar manter, em casa ou no ambiente de trabalho, uma vasilha com água ou toalha molhada para compensar a baixa umidade do ar;
– ingerir bastante líquidos;
– evitar aglomeração em ambientes fechados;
– evitar a realização de exercícios físicos ou trabalhos que exijam força ao ar livre, no período das 10h às 16h;
– utilizar, caso seja necessário, soro fisiológico para olhos e narinas;
– sempre que perceber alguma anormalidade, não deixar de procurar assistência médica.
De acordo com a Defesa Civil, é preciso que as pessoas sigam as recomendações para manterem sua saúde e colaborarem com a preservação do meio ambiente, intensificando ainda mais os cuidados para evitar incêndios em vegetação. Em caso de emergência deve-se acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou, para denunciar queimadas, a Força Verde 0800-643-0304.